As relações entre crianças e natureza no processo de alfabetização foram o tema da palestra da doutora em Educação Sandra Regina Pinto dos Santos, diretora do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Iserj), realizada nesta quarta-feira, 20, na V Semana de Alfabetização. A especialista iniciou informando que 75% do que existe no mundo é invisível aos nossos olhos, seja por estar acima ou abaixo da nossa capacidade de enxergar, e que o paradigma moderno da razão linear está em crise, questionado pelo paradigma da complexidade, característico do século XXI. “Não dá para jogar fora a fé como sinônimo de vida, porque isso nos desumaniza. E, aí, eu posso jogar fora, no leito do rio que passa ao lado de onde moro, aquilo que não me serve mais; eu transfiro o problema para o outro.”
Com graduação e mestrado ligados às ciências biológicas, ela fez um panorama do percurso científico da humanidade, do século XVI aos nossos dias, passando pelas contribuições de cientistas e artistas para o conhecimento de que dispomos, até chegar aos desafios atuais, nos quais tempo e espaço são relativos, segundo o físico Albert Einstein, e tudo que existe é composto por pacotes de energia, segundo a teoria quântica.
De acordo com Sandra, ao trabalhar alfabetizando crianças, as professoras devem levar em conta o caráter não linear da produção de conhecimento, o fato de ciência e ludicidade caminharem juntas, especialmente tratando-se de crianças pequenas, e a importância do afeto, essencial no processo.
Professoras da Rede
A palestra de Sandra dos Santos fez parte da mesa “Ensino de Ciências como elemento partícipe da alfabetização plena”, na qual duas professoras da Rede Pública Municipal contribuíram com seus relatos de projetos no cotidiano escolar.
Sandra Barros, do Ciep Darcy Ribeiro, em Campo Grande (9ª CRE), contou como estimula os estudantes dos anos iniciais por meio da observação e cuidado com pequenos animais, como as borboletas – sua grande paixão –, além de joaninhas e grilos. Ela costuma colocar uma lagarta em pote de plástico transparente para que os alunos possam alimentá-la com folhas e perceber as metamorfoses pelas quais passa. Ao fim do processo, acompanha o encantamento das crianças ao soltar o bichinho colorido no ar. Além da observação e do cuidado, os alunos produzem um livro escrito e desenhado por eles. O último foi intitulado Lagarta é inseto?.
Janine Veiga, da E.M. São João Batista, em Cordovil (4ª CRE), também desenvolve um projeto interdisciplinar com seus alunos do 2º ano. Em 2017, o tema são os animais do fundo do mar. Durante o processo de pesquisa e leitura, feito em conjunto com os estudantes, eles constataram que o lixo é um problema grave para muitas espécies marinhas, como as tartarugas, que confundem plástico com algas e acabam morrendo ao comê-lo.
A partir daí, Janine procurou mostrar como a questão do lixo é um problema pertinente ao ser humano. Ela e a turma observaram o pátio antes e depois do recreio durante uma semana, fotografando o ambiente, e perceberam que, após o lanche, o espaço era tomado por lixo e pombos. A professora os levou também para observar o Rio Irajá, que, embora corte todo o bairro, é conhecido por eles como um valão e possui muito entulho, como carcaça de carro, brinquedos e roupas. Eles leram a Carta da Terra para Crianças, versão infantil do documento da Rio-92, e desenharam autorretratos em que propunham ideias para diminuir o lixo em seu entorno.
29/09/2017
Erivelto da Silva Reis, do projeto PAA – Produção de Acervo de Áudio, da FIC, orienta professores a produzirem obras que possam ser disponibilizadas para pessoas com deficiência visual.
V Semana de Alfabetização
28/09/2017
A alfabetização pelo corpo e a importância da sensibilidade e da atenção do professor aos movimentos dos alunos. Tania Nhary, doutora em Educação, sugere atividades.
V Semana de Alfabetização
28/09/2017
A leitura de mapas e a cartografia participativa, que se baseia nas relações afetivas, podem servir de apoio ao processo de alfabetização.
V Semana de Alfabetização
27/09/2017
Atividades desenvolvidas em duas escolas municipais são exemplos de abordagem mais enriquecedora e eficaz no ensino das primeiras letras.
V Semana de Alfabetização
26/09/2017
Em oficina sobre alfabetização científica, educadora Sandra Regina dos Santos apresenta experiências que ajudam a despertar o interesse das crianças por ciências.
V Semana de Alfabetização
25/09/2017
Há mais de quatro anos, grupo dedicado a esse segmento pesquisa o perfil dos alunos e desenvolve reflexão com base em autores brasileiros.
V Semana de Alfabetização
25/09/2017
Uma reflexão sobre as relações entre ensinar e aprender, com o objetivo de avançar na produção de propostas que busquem novos parâmetros para um trabalho com a leitura e a escrita na escola pública carioca, e concomitantemente deem continuidade ao processo de alfabetização comprometido com a apropriação de conhecimentos das diferentes áreas do conhecimento como base para a produção de novos saberes. Destaque especial para o papel do Coordenador Pedagógico como orientador do trabalho desenvolvido nas turmas de alfabetização, como garantia da presença viva do diálogo nas situações de interlocução, vinculado direta ou indiretamente, com as necessidades, lutas e conquistas das crianças cariocas. Palestrante: Cecilia Goulart (UFF).
V Semana de Alfabetização
22/09/2017
Cecilia Goulart, da UFF, conquistou a plateia ao ressaltar a importância do professor e o protagonismo das crianças no processo de alfabetização.
V Semana de Alfabetização
22/09/2017
Uma reflexão sobre propostas inclusivas e sobre as questões específicas da Educação Especial e da inclusão da pessoa com deficiência. Uma educação inclusiva deve ser fundamentalmente de caráter universal e considerar as especificidades dos estudantes. Palestrante: Márcia Marin Vianna (Colégio Pedro II). Professoras convidadas: Maria Cândida Bandeira (E.M. Claudio Besserman Vianna) e Luciane Frazão (Ciep João Batista dos Santos). Palestra proferida na manhã de 21 de setembro.
V Semana de Alfabetização
22/09/2017
Professores da Rede aperfeiçoaram seus conhecimentos a respeito da surdez e da Língua Brasileira de Sinais.
V Semana de Alfabetização
21/09/2017
Palestra da V Semana de Alfabetização reforça a importância do trabalho colaborativo com o professor de sala de aula.
V Semana de Alfabetização
21/09/2017
Uma reflexão sobre as práticas escolares propostas para a alfabetização que ampliem o conhecimento e a apropriação dos espaços vividos pelas crianças, explorando a localização, a organização e suas possíveis representações. A apropriação desses espaços socialmente ocupados se completa com o domínio das instâncias históricas (passado/presente). Palestrante: Maria de Lourdes Araújo Trindade (Unesa). Professoras convidadas: Ana Maria Balla (E.M. Professor Visitação) e Denise Barreto (Ciep Pontes de Miranda). Palestra proferida na manhã de 20 de setembro.
V Semana de Alfabetização
19/09/2017
Professoras da Rede compartilharam suas experiências de alfabetização. Ludmila Thomé de Andrade, da UFRJ, ressaltou a importância de se trabalhar com o que os alunos levam para a sala de aula.
V Semana de Alfabetização
19/09/2017
Reflexões sobre a orientação dos documentos oficiais e as contribuições da didática da Matemática para um trabalho significativo com a Matemática no cotidiano escolar dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palestrante: Flávia Renata Coelho (SME-Caxias). Professoras convidadas: Gizele Gonçalves Posta Lopes (E.M. Maria Florinda Paiva da Cruz - 7º CRE) e Rafaella Alves Luzia da Silva (Ciep Gregório Bezerra - 4ª CRE). Palestra realizada na manhã de 19 de setembro.
V Semana de Alfabetização
19/09/2017
Abertura do evento com a participação do secretário municipal de Educação, César Benjamin, da subsecretária de Ensino da SME, Nazareth Vasconcellos, e da gerente de Alfabetização da SME, Cristina Lima. A conferência proferida pelo professor Luiz Antonio Gomes Senna (Uerj) refletiu sobre os processos de apropriação da língua escrita experimentados pelas crianças em fase inicial da sua escolarização no contexto urbano carioca, relacionando as experiências culturais dos alunos às aprendizagens da leitura e da escrita.
V Semana de Alfabetização
18/09/2017
Palestra inicial se concentrou na dificuldade infantil para aquisição da escrita.
V Semana de Alfabetização