Bancários
O nome se refere ao conjunto habitacional construído pelo extinto Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários (IAPB), nas décadas de 1940 e 1950. Na segunda metade do século XX, o Barão de Capanema, que implantou o serviço de telégrafo no país, era o mais ilustre morador do bairro. Ele vivia numa chácara situada entre a Freguesia e a Praia de Olaria, em frente a um morro que foi batizado em sua homenagem: o Morro do Barão. Na década de 1960, se estabeleceu no local o Estaleiro Ilha S.A. (Eisa). A principal comunidade do bairro é o Parque Proletário dos Bancários.
Cacuia
Em língua indígena, a palavra significa Morro da Cuia. No século XIX, existiu na região a Fazenda São Sebastião, que explorava a cal feita de conchas de mariscos e a extração de saibro. Em 1871, a propriedade foi vendida à Marinha Brasileira, que instalou no local um depósito de munições e uma escola de aprendizes. Quando ocorreu a Revolta da Armada (1893), durante o mandato do presidente Floriano Peixoto, foi ali que se concentraram os piores confrontos contra os rebelados.
Devido à riqueza arqueológica representada pelos sambaquis, um decreto municipal de 1993 transformou o manguezal encontrado no bairro em Área de Proteção Ambiental e Recuperação Urbana – Aparu do Jequiá. Dentro da reserva fica a colônia de pescadores Almirante Gomes Pereira, conhecida como Z-10, em local cedido pela Marinha aos moradores já em 1920. No bairro fica, também, o Cemitério da Cacuia, que tem 110 anos de funcionamento. O Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha do Governador, responsável por um dos mais alegres carnavais do Rio, surgiu no bairro, em 1953.
Cidade Universitária
A Cidade Universitária se originou da união de sete ilhas, devidamente aterradas, ao redor da Ilha do Fundão, que era a maior delas. Ali se instalou o principal campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na década de 1950, que hoje concentra grandes polos de pesquisa, incubadoras de empresas e o maior centro de ensino e pesquisa em Engenharia na América Latina. A Comissão Nacional de Energia Nuclear, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras, o Centro de Pesquisas da Eletrobras e o Centro de Tecnologia Mineral têm importantes laboratórios de pesquisa instalados na Cidade Universitária.
Cocotá
Para os indígenas, o termo significava “roça”. Também teve o nome de Praia da Olaria, dada a produção de artefatos de cerâmica na região. Mais tarde, foi aterrada para a construção da maior área de lazer da Ilha do Governador: o Parque Poeta Manuel Bandeira, inaugurado em 1978. Em Cocotá está preservada a Estação de Bondes Santa Cruz, de 1922.
Freguesia
Na área histórica, existia a Freguesia de Jorge de Sousa, conhecido como O Velho, que possuía um engenho onde construiu uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Ajuda, de pé até hoje. Situada ao norte do bairro, uma imensa extensão verde pertence à Marinha. Existe, ainda, o Centro de Atendimento Psicossocial Ernesto Nazareth, que teve crucial importância na erradicação da febre amarela do Rio de Janeiro, no início do século XX.
A Praia da Guanabara é um ponto importante de lazer da comunidade e tem vista privilegiada para a baía e para a Serra dos Órgãos, onde se destaca o Dedo de Deus. No fim da praia, há uma estátua no formato de um felino, colocada na Pedra da Onça em 1920. Conta a lenda que um gato-do-mato, semelhante a uma onça e chamado pelos temiminós de maracajá, teria morrido no local, depois de esperar, em vão, o retorno de sua dona, que teria se afogado.
Galeão
O nome tem origem no Galeão do Padre Eterno, embarcação construída em 1665 e considerada, após a travessia até Lisboa, a maior do mundo. Era nessa região que ficava a próspera fazenda dos monges beneditinos. Na Ponta do Galeão, muitos anos mais tarde, entrou em funcionamento a pioneira Fábrica Nacional de Aviões, que produziu em série o primeiro modelo brasileiro – o Muniz 5. Outras indústrias aeronáuticas chegaram a fabricar aeronaves civis e militares, em parceria com empresas estrangeiras, como a Fokker, da Holanda, e a Wulf, da Alemanha. Do Galeão, saíram os primeiros Correios Aéreos Navais, em 1935.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a região se tornou uma movimentada base da Força Aérea Brasileira, servindo de campo de pouso para a rota internacional de aviões. Em 1949, depois de quase 30 anos de instalação da aviação naval na localidade, o ministro Salgado Filho expandiu a Base do Galeão, projetando a ponte que liga a Ilha do Governador à Avenida Brasil. O uso residencial do bairro se restringe às vilas dos militares, que também mantêm uma reserva florestal. Na orla, conhecida como Tubiacanga, existe uma colônia de pescadores e diversos restaurantes de frutos do mar.
Jardim Carioca
Em 1929, foi implantado o projeto de arruamento e de loteamento do bairro, em uma área que pertencia à Companhia Geral de Habitações e Terrenos. Um dos grandes pontos de encontro, na época, era a Praça Manguetá, onde ficava um coreto construído em 1936, que reunia multidões no carnaval. O primeiro shopping center da Ilha do Governador fica no Jardim Carioca: é o Ilha Plaza Shopping, inaugurado em 1992. No trecho entre a Estrada do Galeão e a Estrada do Dendê, existem três morros: Fundo da Grota, do Dendê e do Guarabu.
Jardim Guanabara
Em 1903, a Companhia Lavoura e Colonização, de São Paulo, mais tarde renomeada como Empresa Cerâmica Santa Cruz, adquiriu do coronel Elias Antônio de Moraes a antiga Fazenda da Conceição. A empresa se tornou a maior fornecedora de tijolos para as obras de Rodrigues Alves, presidente da República entre 1902 e 1906. O primeiro projeto de urbanização do Jardim Guanabara se deu com a Companhia Imobiliária Santa Cruz. Em 1936, foi inaugurado o bairro nobre, de ruas sinuosas e construções de alto padrão.
Moneró
As terras pertenciam ao fazendeiro italiano Francisco Moneró. O bairro surgiu como loteamento Jardim Ipiranga, em 1955, mas os moradores só se referiam ao lugar como Moneró, o que fez prevalecer esse nome na oficialização do bairro, em julho de 1981. No Natal de 1976, a prefeitura inaugurou lá a Praça Papai Noel, com jardins, mesas para jogos e brinquedos. Nos anos 1980, foi criado um corredor esportivo ao longo da Avenida do Magistério, na Praia do Dendê, com quiosques, quadras polivalentes e calçadão para caminhadas e para a prática do ciclismo. Duas décadas mais tarde, o espaço ganhou pistas de skate, anfiteatro, bicicletário e aparelhos de ginástica. Na Praia da Rosa, onde está situado o Governador Iate Clube, que desde 1958 se dedica aos esportes náuticos e ao futebol, há trechos remanescentes de manguezal.
Pitangueiras
O nome do bairro deriva de língua indígena e significa “afogado”, não tendo qualquer relação com a árvore frutífera, inexistente na região. Em 1920, houve a construção de um pequeno forte na Ponta do Tiro, onde foram colocados um canhão e o mastro de uma bandeira. Os primeiros loteamentos datam da década de 1940.
Portuguesa
Em 1961, a Companhia Imobiliária Santa Cruz construiu, ali, o Jockey Clube Guanabara. Mas a restrição do presidente Jânio Quadros às corridas de cavalos levou o empreendimento a fracassar. O espaço, então, foi aproveitado pela Associação Atlética Portuguesa, que criou o Estádio de Futebol Luso-Brasileiro, inaugurado em outubro de 1965. Em 2005, uma parceria entre a Petrobras, o Botafogo e o Flamengo ampliou as instalações, cuja capacidade passou para um público de 30 mil torcedores, e o estádio foi rebatizado de Arena Petrobras.
Praia da Bandeira
A região era conhecida como Praia da Tapera. O loteamento da Companhia Territorial da Ilha do Governador começou em 1931. Nos anos 1950, a Indústria de Água Mineral Fontana, instalada há uma década na área, inaugurou a única estação de águas da cidade, batizada de Parque Fontana. O nome do bairro tem origem na bandeira hasteada no forte da Ponta do Tiro.
Ribeira
A Fazenda da Ribeira, do século XIX, deu nome ao bairro. Foi ali que, em 1914, se instalaram a Shell e a Esso. Nos anos 1920, a Companhia de Melhoramentos da Ilha do Governador colocou em circulação o bonde elétrico, com linha entre a Ribeira e o Cocotá, o que permitiu a integração com o transporte marítimo na ponte de atracação de barcas, na Ribeira.
Tauá
A palavra indígena significa “barro vermelho”. A urbanização começou a partir da década de 1930. A Igreja de Santo Antônio, de 1939, passou por uma reforma em 2001. Na localidade está situado o Morro do Dendê, que ganhou o nome porque os migrantes nordestinos, na ocupação da região, nos anos 1940, encontraram no local uma plantação desse tipo de coqueiro.
Zumbi
Na tradução do termo indígena para a língua portuguesa, significa “os quadris femininos”. O nome foi dado devido ao formato sinuoso da praia. É um dos bairros mais antigos da Ilha do Governador. Registros históricos indicam que, entre 1872 e 1877, já existia uma pequena companhia de teatro particular na localidade. Em 1900 começou, ali, a ser publicado o primeiro jornal de bairro, chamado O Suburbano. Além do Parque Almirante Sousa e Melo, o Zumbi conta, também, com outras opções de lazer, como o Jequiá Iate Clube, de 1919 – o clube já teve um time de futebol, que na época se chamava Jequiá Football Club, com o qual disputou o Campeonato Carioca de 1936.
26/11/2020
Fábricas de tijolos, matadouro, futebol e samba marcam a trajetória do bairro.
Bairros Cariocas
06/11/2020
Bairro leva nome de antigo prefeito do Rio, já recebeu Pixinguinha e foi morada de poeta e sambistas consagrados.
Bairros Cariocas
27/01/2020
Cercado pela natureza, o bairro abriga hotel projetado por Oscar Niemeyer e condomínios que se tornaram moradia de grandes artistas brasileiros.
Bairros Cariocas
18/12/2019
Conheça a história de ocupação e urbanização da região.
Bairros Cariocas
20/02/2019
Localizado na região da Grande Tijuca, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o bairro do Grajaú é conhecido como um local tranquilo, de ruas largas e arborizadas, com muitas casas, jardins e clima residencial.
Bairros Cariocas
04/02/2019
Bairro desenvolveu-se com a chegada do trem, a abertura da Avenida Brasil e a inauguração do conjunto habitacional construído para abrigar moradores removidos de favelas da Zona Sul.
Bairros Cariocas
04/01/2019
A ocupação do bairro, hoje um point cultural, se acelerou com a chegada da Corte portuguesa ao Rio.
Bairros Cariocas
02/01/2019
Suas feições urbanas começaram a surgir a partir da inauguração da Avenida Brasil.
Bairros Cariocas
19/03/2018
Embora transformado em lugar de passagem, desde a abertura do Rebouças, ainda resguarda um viés bucólico e muitas histórias marcantes.
Bairros Cariocas
23/02/2018
Bairro surgiu de um empreendimento da família Guinle e foi palco do primeiro filme policial brasileiro, gravado em ruínas de antigo engenho.
Bairros Cariocas
05/01/2018
Tipicamente residencial, bairro é berço de celebridades como Mussum e Carlos Heitor Cony, abriga complexo de comunidades e tem histórico associado ao carnaval.
Bairros Cariocas
10/03/2017
Único bairro imperial da cidade conserva memória do período monárquico e congrega instituições de pesquisa em Astronomia.
Bairros Cariocas
20/02/2017
Onde se encontra música e feijoada da melhor qualidade.
Bairros Cariocas
12/01/2017
Imperatriz Leopoldinense, Cacique de Ramos e Fundo de Quintal reforçam a vocação sambista do bairro.
Bairros Cariocas
29/12/2016
Natureza preservada, esportes, lazer e cultura - muitos são os atrativos da região.
Bairros Cariocas
03/11/2016
Bairro da Zona Norte recebeu mesmo nome do curso d’água, que na língua tupi significa “rio dos peixes acarás”.
Bairros Cariocas
09/09/2016
O lugar preserva, ainda, construções do século XIX, como a casa em que morou um presidente do Estado do Rio de Janeiro.
Bairros Cariocas
25/07/2016
Casarões do século XIX e XX coexistem em harmonia com as construções recentes no bairro, que é um dos principais polos comerciais da cidade.
Bairros Cariocas
18/05/2016
O bairro, na zona norte da cidade, atrai moradores de vários pontos do Rio de Janeiro e mesmo de outros estados brasileiros.
Bairros Cariocas
13/04/2016
Banhado pela baía de mesmo nome, no extremo oeste do Rio de Janeiro, o bairro que já foi fazenda Real, hoje, sofre com a poluição.
Bairros Cariocas
17/02/2016
Em busca de trabalho no Rio, migrantes do Nordeste vieram para a Rocinha nas décadas de 1950 e 1960 e, hoje, são a maioria da população.
Bairros Cariocas
18/12/2015
Carnaval, associação de moradores e escotismo: no decorrer da história, a população do bairro se uniu em torno de objetivos comuns.
Bairros Cariocas
23/11/2015
Principal polo ferroviário da cidade no século XIX, o bairro histórico da Zona Norte passa por uma fase de grande renovação.
Bairros Cariocas
13/11/2015
A região, que já foi chamada de “sertão carioca”, hoje é marcada por condomínios fechados e shopping centers, como a cidade americana.
Bairros Cariocas
22/10/2015
Primeiro veio a igreja que batizou a localidade. Hoje, convivem no bairro prédios empresariais e praças históricas, tendo à frente a Marina.
Bairros Cariocas
27/08/2015
A real origem do nome, a história, a importância militar e os lugares marcantes do bairro.
Bairros Cariocas
12/08/2015
Composto por 15 comunidades, o bairro é um dos mais populosos do município.
Bairros Cariocas
23/07/2015
O bairro guarda a memória de uma época de riqueza e poder, além de oferecer atrações como cinema, restaurantes e comércio variado.
Bairros Cariocas
26/06/2015
Com intensa vida cultural, financeira e decisória, é também o local onde edifícios novos convivem com construções coloniais.
Bairros Cariocas
12/06/2015
Com povoamento urbano marcado por várias formas de ocupação informal, o lugar é, hoje, um dos celeiros do funk carioca e da dança do passinho.
Bairros Cariocas
07/04/2015
A história dos bairros do Tanque, Taquara, Pechincha, Praça Seca, Freguesia, Anil, Gardênia Azul e Curicica, criados após os desmembramentos da região da Grande Jacarepaguá.
Bairros Cariocas
07/04/2015
A história da região da Grande Jacarepaguá, que se desenvolveu e se transformou em vários bairros.
Bairros Cariocas
02/03/2015
O bairro é predominantemente residencial e um dos mais valorizados da Zona Norte com opções de lazer e cultura para moradores e visitantes.
Bairros Cariocas
24/02/2015
Situado na Zona Norte, o bairro é considerado o segundo polo industrial do município, além de concentrar um forte comércio e diversas instituições culturais.
Bairros Cariocas
04/02/2015
Com longa tradição carnavalesca, o bairro da Zona Oeste deve seu nome a um clérigo, pioneiro na exibição de filmes no Rio de Janeiro.
Bairros Cariocas
21/01/2015
Com uma das estações ferroviárias mais charmosas da cidade, o bairro conquista moradores, visitantes e, também, vira cenário de novelas e séries nacionais.
Bairros Cariocas
13/01/2015
O bairro já foi reduto de artistas consagrados do choro e do samba, como Donga, que lançou Pelo Telefone na festa da Igreja da Penha, este ano em sua 380ª edição.
Bairros Cariocas
09/12/2014
Milhares de cariocas e turistas são atraídos para o Ano-Novo do bairro, que ficou internacionalmente conhecido ao encarnar a imagem de brasilidade moderna e cosmopolita.
Bairros Cariocas
02/12/2014
Personificado nas letras das canções de Noel Rosa, o primeiro bairro projetado do Rio sempre teve duas grandes vocações: a música e a política.
Bairros Cariocas
14/10/2014
Para a maioria dos cariocas, a Ilha do Governador é um bairro. Mas, na verdade, trata-se de uma região administrativa da Zona Norte do Rio, à qual pertencem 15 bairros, de Bancários a Zumbi.
Bairros Cariocas
15/07/2014
O bairro da Zona Oeste do Rio se divide em sub-regiões que ainda preservam a natureza e sua vocação rural.
Bairros Cariocas
10/06/2014
Caso você esteja precisando repousar a mente sem sair da cidade, uma boa sugestão é dar um pulo a Pedra de Guaratiba, na Zona Oeste.
Bairros Cariocas
03/06/2014
Um dos recantos mais bonitos da cidade fica na Zona Oeste. Parada obrigatória para quem vem de fora, o bairro é capaz de deixar deslumbrado até mesmo quem nasceu no Rio.
Bairros Cariocas
08/04/2014
Verdadeiro oásis no Rio de Janeiro, tanto em relação ao verde quanto à segurança, o bairro é recordista em crescimento populacional na cidade. Segundo o mais recente censo do IBGE, o aumento foi de 150% em relação ao censo anterior.
Bairros Cariocas
25/03/2014
Guadalupe é um bairro de classe média e média baixa da Zona Norte da cidade em plena fase de transição. Teve um passado essencialmente industrial e hoje flerta com um futuro voltado para a arte e a cultura.
Bairros Cariocas
11/03/2014
A inauguração, em 1858, da estação de trem de Cascadura levou o comércio para a região e deu início à vocação do bairro como lugar de passagem e de transbordo para milhares de pessoas que por ali circulam, diariamente.
Bairros Cariocas
24/02/2014
Conheça as histórias, a vida cultural e os blocos de carnaval desse pitoresco bairro carioca, que tem presença marcante na vida da cidade, desde os tempos de sua fundação.
Bairros Cariocas
17/02/2014
Conhecido na época do Império como Estação ou Parada “Gambá”, o atual bairro da Piedade mudou de nome por apelo dos moradores. Lá, surgiu a primeira universidade do subúrbio, nasceu o futebol de Zico e o escritor Euclides da Cunha foi assassinado, em um episódio polêmico.
Bairros Cariocas
03/02/2014
Nos anos 40, Bangu despontava como um dos bairros de maior progresso do subúrbio carioca, trazendo à cidade modismos, expressões e até saudosos desfiles de misses que encantavam o Brasil.
Bairros Cariocas
27/01/2014
Situada aos pés do Maciço da Tijuca, a localidade cresceu graças aos mananciais abundantes e fez história na cultura, na educação e na identidade carioca.
Bairros Cariocas
27/12/2013
Natureza, empreendedorismo e riqueza histórica caracterizam a localidade, situada na Zona Oeste do Rio.
Bairros Cariocas
23/12/2013
As instalações da fábrica foram preservadas e, hoje, abrigam um shopping.
Bairros Cariocas
09/12/2013
Áreas verdes e condomínios de luxo de Vila Valqueire rendem comparações com o bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.
Bairros Cariocas
03/12/2013
Em homenagem ao fundador da cidade do Rio de Janeiro, a localidade, então conhecida como Mata-Porcos, passou a se chamar Estácio de Sá em 14 de novembro de 1865. No entanto, só foi reconhecida como bairro em 1981.
Bairros Cariocas
26/11/2013
A Pavuna é um dos locais mais antigos do Rio. É possível afirmar que já havia habitantes ali antes mesmo da fundação da cidade.
Bairros Cariocas
18/11/2013
Embora fosse um bairro projetado, a Cidade de Deus acabou ocupada de forma desordenada, para atender aos desabrigados da grande enchente de 1966.
Bairros Cariocas
26/08/2013
Cenário de guerra e fonte de inspiração para poetas. Conheça a ilha que atrai turistas e se destaca pelo patrimônio cultural e urbanístico.
Bairros Cariocas
06/08/2013
Deodoro, um dos bairros que integram a extensa área de treinamento do Exército conhecida como Campos de Gericinó, abriga um dos maiores conjuntos residenciais do Rio, tido como paradigmático do ponto de vista da arquitetura moderna.
Bairros Cariocas
05/08/2013
O nome do bairro faz uma homenagem de agradecimento a Cecília Vieira de Bonsucesso. No ano de 1754, a proprietária do chamado Engenho da Pedra de Bonsucesso mandou reformar uma capela dedicada a Santo Antônio, construída em 1738, que ficava em suas terras e servia à comunidade.
Bairros Cariocas
22/07/2013
Tudo em Grumari difere do restante da cidade. O bairro não é propriamente residencial, mas uma área de reserva ambiental, o que explica o baixo número de habitantes.
Bairros Cariocas
05/07/2013
Situado no Parque Estadual da Pedra Branca, o bairro tem um dos IDHs mais baixos da cidade, mas já viveu períodos de maior prosperidade. Seu nome tem origem em 1750, quando a capela da região ganhou um sacrário para guardar as hóstias do Santíssimo Sacramento.
Bairros Cariocas
20/06/2013
Foi no entorno da Capela de Nossa Senhora da Apresentação, fundada em 1613, que surgiu o primeiro núcleo de povoamento da sesmaria do Irajá, a maior do Rio - ia de Benfica a Campo Grande. Mas as feições de bairro só surgiram mesmo a partir de 1880, com a inauguração da Estrada de Ferro Rio D’Ouro.
Bairros Cariocas
29/05/2013
A colonial Fazenda de Santa Cruz deu origem ao bairro que já foi destino de veraneio da família real e, hoje, abriga indústrias e um grande tesouro arquitetônico.
Bairros Cariocas
26/04/2013
Mundialmente conhecido como território da bossa nova e das moças de corpo dourado, Ipanema ganhou fama nacional por ter sido palco de movimentos contestatórios.
Bairros Cariocas
03/04/2013
Cantado em verso e prosa por músicas que integram o imaginário carioca, Madureira é um dos maiores berços do samba e o maior polo comercial da Zona Norte e segundo da cidade.
Bairros Cariocas
22/03/2013
A ocupação da região começou quando Estácio de Sá, fundador da cidade do Rio de Janeiro, doou aos jesuítas a extensa Sesmaria de Iguaçu, que incluía os atuais bairros do Grande Méier, além do Catumbi, Tijuca, Benfica e São Cristóvão.
Bairros Cariocas
01/02/2013
Tradição e futuro se misturam no Humaitá. O bairro apresenta ruas tranquilas, casarões centenários, escolas tradicionais e algumas representações diplomáticas, além de abrigar um dos principais polos gastronômicos da cidade do Rio de Janeiro.
Bairros Cariocas
03/12/2012
A Lapa começou a ser povoada no século XIX, com a construção de casarões para a Corte Portuguesa, e se transformou em reduto da boemia no início do século XX.
Bairros Cariocas