Mercado editorial abre espaço para literatura de professores
29 Julho 2013 | Por Sandra Machado

Sandra Lopes com turma1A magia da Sala de Leitura transformou Sandra Lopes em escritora de livros infantis. Professora de Francês para pré-adolescentes até então, ela só despertou a vocação para a escrita quando, 13 anos atrás, se envolveu com o segmento infantil e precisava dar indicação de livros a um novo (e jovem!) público-alvo – no caso, pimpolhos do Jardim ao 5º ano. A exemplo dos pais, Sandra cresceu como uma ávida leitora, com uma predileção especial pela poesia e pelo realismo fantástico de Gabriel García Márquez. Mas, daí a passar para uma produção autoral, vai certa distância. “Foi a Sala de Leitura que deu uma sacudida e comecei a escrever. Há sempre uma troca, um aprendizado no contato com as crianças: elas me abastecem.” Recentemente, Sandra dedicou A Ciranda do Cravo e da Rosa aos seus alunos da EM Matta Machado (2ª CRE). No lançamento, dia 13 de junho, durante o 15º Salão do Livro FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil), eles distribuíram aos visitantes flores em origami, que prepararam especialmente para o evento.

Sandra Lopes conta, com muita alegria, como encontra inspiração por toda parte. Um projeto político-pedagógico da escola – O Rio Nosso de Cada Dia, que promove passeios a pontos turísticos da cidade – deu origem a uma série literária sobre as capitais brasileiras, que já vai para o segundo volume. “Estivemos com as turmas na Floresta da Tijuca, onde brotou a primeira frase. Surgia o Convite Carioca, que, em 2011, foi selecionado para a Feira de Bolonha, na Itália.” Em agosto de 2013 sai o Convite Paulistano, repetindo a dobradinha do trabalho anterior, também com aquarelas de André Côrtes. E a presença na feira italiana, a maior de livros para crianças do mundo, que está na 50ª edição, também continua: em 2012, Sandra participou com Cantiga de Trem e, em 2013, com o Cordel das Cavalhadas.

Enquanto isso, na Zona Norte da cidade, uma escola com nome de escritor modernista promove nada menos que uma feira de livros. Há 14 anos, o Ciep Oswald de Andrade (6ª CRE) realiza a Bieninha, que vai para sua sétima edição e acontece sempre em paralelo à Bienal do Livro do Rio de Janeiro. “O Ciep vira uma verdadeira editora”, conta a pedagoga Eliane Machado Pimenta, autora de livros infantis e professora da Sala de Leitura desde 2004. “Todos os professores produzem livros com suas turmas e os trabalhos são expostos no evento. Tem desde exemplar encadernado até livro de pano.“ Em 2013, são 752 crianças envolvidas no projeto. À biblioteca da escola cabe a guarda do patrimônio a ser preservado para a posteridade.

Tamanha paixão pela leitura já recebeu reconhecimento, inclusive, fora dos muros do colégio. Na edição 2011/2012, o Ciep Oswald de Andrade foi premiado no 2º Concurso Escola de Leitores, uma parceria entre o Instituto C&A e diversas secretarias municipais de Educação em todo o país. Além de ajuda financeira, o projeto Muito Prazer, Eu Sou Leitor levou, também, dois representantes da escola para um intercâmbio na Colômbia – entre eles, a professora Eliane. Fã de Lygia Bojunga, Ana Maria Machado e Ziraldo, entre outros, ela conta que escrevia desde a adolescência, mas, depois, “guardava tudo, com vergonha”. Mais tarde, já como professora da Rede Municipal, começou a participar dos seminários da FNLIJ, promovidos pela SME, e surgiram os contatos que fizeram a diferença no início da carreira. Como o escritor Luiz Raul Machado, o primeiro a avaliar seus manuscritos. “Ele me devolveu o material com uma mensagem por escrito, que dizia: ‘vai à luta!’ ”, lembra a autora. Em 2009, lançou O Bicho Medo e Seu Segredo. Agora, Quem É Ela? está prestes a ser publicado.