ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Facebook
Instagram
Twitter

Revista digital de alunos da E.M. Isaías Alves reúne notícias, afetos e sonhos
SÉRIE
Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede
17 Novembro 2022 | Por Pedro Soares
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
ANDAR 6 CRE CARIOQUINHAS
Aluno vestido com o colete do projeto Os Carioquinhas durante visita da equipe da MultiRio à E.M. Isaías Alves

 Uma revista digital que representa a revitalização de uma escola em que a rede de afetos literalmente cria vidas e planta sonhos. Desenvolvida pela E.M. Isaías Alves (6ª CRE), que fica no bairro de Guadalupe, na Zona Norte carioca, a publicação “Os Carioquinhas” reúne informações curriculares, entrevistas, desenhos, poesia e até recadinhos do coração da comunidade escolar.

Integrante da Agência de Notícias dos Alunos da Rede – Andar, a revista “Os Carioquinhas” é uma mídia disparada nos grupos de Whatsapp das turmas, com postagem também no Facebook. Uma revista com visualização online em que o leitor pode folhear com um simples clique e que envolve um trabalho coletivo de alunos e professores. 

Para a diretora da unidade escolar, Gisele Silva de Azevedo Alves, a revista é uma forma de se apropriar das novas tecnologias com o objetivo de melhorar a escrita e a leitura dos alunos. Ela explica como são produzidas as edições de “Os Carioquinhas”:

“Separamos a revista por sessões, cada turma fica responsável por uma. As atividades na Sala de Leitura são o momento em que as turmas fazem a curadoria. As professoras articulam junto e repassam para nós”.

A E.M. Isaías Alves oferece aulas até o 6º ano do Ensino Fundamental I em turno único, e as segundas-feiras são reservadas para se dedicar a “Os Carioquinhas”. Os mais participativos são os alunos do 6º ano, responsáveis em auxiliar os alunos do 4º e do 5º. A coordenadora pedagógica Ivone Taranto explica como são divididas as funções:

“Todos participam em alguma sessão, com gêneros textuais diferentes. A revista tem a parte de diversão, de notícias, de manchete, de desenhos. Mas os alunos do 6º ano ajudam a digitar, separar, e cobrar dos demais”. 

Reprodução de página do jornal Os Carioquinhas
Produzida por alunos do 4º ao 6º, revista digital dedica espaço para desenhos dos alunos. (Reprodução)

Aluna do 6º ano, Evelyn Maciel Maeta, de 13 anos, conta que a experiência em participar da revista é algo novo em sua vida, e que o conhecimento que vem adquirindo é de engrandecimento e afeto aos seus colegas de escola, como na seção dos recadinhos do coração:

“Fazer a digitação e ler alguns recadinhos, que fazemos para os funcionários, para os amigos, para nossos pais lerem, e que vem do coração das pessoas, é uma sensação muito boa. Está sendo incrível participar da revista", diz a aluna, em depoimento durante visita da MultiRio à unidade escolar.

Por sua vez, a aluna Nayara Lorrana Oliveira dos Santos, de 12 anos, também do 6º ano, acredita que a nova experiência pode oferecer excelentes frutos em sua vida adulta. A menina já imagina uma atividade profissional de influenciadora:

“A gente aprende a digitar, a prestar mais atenção nas coisas, e como eu sou muito curiosa, eu consigo fazer. Posso levar essa aprendizagem para vida, posso ser influenciada agora e muitos anos depois eu posso ser jornalista também, posso influenciar muitas pessoas”, diz a aluna.

Quando vão para atividades de campo, como entrevistar profissionais da Educação, como coordenadores pedagógicos ou até mesmo a equipe da MultiRio, os alunos vestem um colete azul de imprensa, identificando-os diante dos demais alunos e até mesmo fora da escola, quando produzem conteúdos pela vizinhança.

Revista renasce junto com projeto político pedagógico da escola

“Os Carioquinhas” reúne uma diversidade de informações de interesse à comunidade escolar. Além da produção textual, as páginas trazem seções como “Pequenos Ilustradores, Grandes Talentos”, que são galerias virtuais de desenhos inspirados em livros da Sala de Leitura; “Exercendo a cidadania”, com campanhas ambientais, como pela preservação do Rio Acari; também a intitulada “Receita dos responsáveis”, com o passo-a-passo para fazer doces e salgadinhos; além de entrevista com professores, fotos da coluna social “Aconteceu na Isaías”, e a já mencionada, “Recadinhos do coração”.

A história da revista digital remete ao projeto pedagógico idealizado por professoras como Gisele Silva e Ivone Taranto, de resgate das perspectivas de futuro de gerações de crianças. O símbolo é um girassol. Mas para entender melhor essa história, é preciso voltar ao ano de 2006, quando a escola atendia turmas da Educação Infantil ao 9º ano, e a diretora Gisele Silva assumia o cargo de coordenadora pedagógica. Buscando maior integração na comunidade escolar, ela pôs em prática um projeto de jornal mural chamado “Pop Escola”:

“Ao montar o projeto político pedagógico, percebi um retorno de todos os segmentos de que a escola precisava de uma unidade. Veio a ideia de construir um jornal que todos participassem, e que melhorasse o nível de escrita e leitura dos alunos, visto que no Ideb [Índice de Desenvolvimento de Educação Básica], no momento, era um dos mais baixos”, lembra a diretora.

Foi montada uma espécie de caixa postal no refeitório escolar, onde todos, alunos, professores e funcionários, poderiam depositar mensagens em textos, charadas, recados e perguntas, tudo conferido pelos alunos mais velhos, e posteriormente impresso e colado em cartazes, que eram pregados nas paredes das salas de aula e nos murais:

“Vimos um enorme crescimento na vontade de ler, a cada vez que colocávamos, em forma de jornal mural, eles aguardavam ansiosamente. É o interesse espontâneo pela leitura”, explica a diretora, ressaltando que tudo era muito artesanal, sem as tecnologias que são usadas hoje em dia.

Mural na EM Isaias Alves com girassol artesanal e frase Sonhar não custa nada
Revista digital "Os Carioquinhas" tem origem em antigo jornal mural e renasce com novo projeto pedagógico. (Imagens cedidas)

Gisele Silva conta que durante longos anos, devido a mudanças na estrutura da gestão escolar, o projeto teve de ser interrompido. Em 2022, no entanto, o sonho de retomá-lo foi incorporado pelas outras professoras, e sua realização ocorreu dentro do novo projeto pedagógico escolar, denominado “Semeando sonhos, florescendo vidas”.

Para a coordenadora Ivone Taranto, a revista “Os Carioquinhas” simboliza o renascer de novas perspectivas. Ela lembra que por um longo tempo, sonhar com o futuro não fazia parte da vida dos alunos:

“Eu via muita desesperança. Então resolvemos estimular sonhos. A revista representa o sonho de se alfabetizar, de ter uma profissão em que possa se sentir realizado, de divulgar através dos classificados seus trabalhos, de conhecer personalidades bem-sucedidas. A revista é realmente um instrumento de esperança", diz a coordenadora.

Assim, a comunidade escolar foi convidada a participar do plantio de girassóis, representando estes sonhos. Familiares de alunos, ex-alunos, professores e funcionários ganharam a responsabilidade de cuidar dos vasinhos na escola. Durante os fins de semana, os alunos levam as mudas para a casa. As professoras planejam, ao final do ano, dar os girassóis crescidos para escolas vizinhas, além de iniciar o plantio de ipês, onde os sonhos serão inseridos nas garrafas com sementes para que, num futuro possível, alguém possa conferir se foi realizado.

A inserção de “Os Carioquinhas” na Andar, projeto da MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação, é comemorada pela diretora Gisele Silva:

“Vai representar a subida de um degrau para outro patamar na questão da inserção da Cultura Digital, porque são conhecimentos que nós não temos. A parceria da Andar, trazendo oficinas, ampliando o uso das tecnologias e o protagonismo deles, é resgatar em nossos alunos a capacidade de sonhar como cidadãos numa sociedade mais justa. Estar no projeto Andar será uma ferramenta maravilhosa para alcançar nossos objetivos”, explica.

O que é a Andar
A Agência de Notícias dos Alunos da Rede (Andar) é um projeto realizado pela MultiRio com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. É uma iniciativa pioneira, pois há poucas ações semelhantes em todo o Brasil, e conta com a parceria da Agência Lupa, de checagem de notícias.

O principal objetivo da Andar é formar uma rede de trocas e de colaboração em torno da produção estudantil de notícias, reconhecendo e desenvolvendo iniciativas existentes na Rede Municipal, e estimulando novas práticas.

A Andar tem total conexão com o currículo carioca, por meio do desenvolvimento das habilidades que podem ser trabalhadas a partir do jornalismo, seja ele impresso, digital ou em qualquer formato audiovisual.

Após mapear os projetos existentes na Rede, a Andar contará, inicialmente, com 11 iniciativas escolares, uma de cada CRE da cidade, reunindo estudantes e professores de todo o Rio.
 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

Jornal da E.M. Barão de Santa Margarida: um desdobramento positivo da pandemia

02/12/2022

Publicação se tornou possível com a consolidação do ambiente virtual da escola. 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

Podcast e jornal impresso ampliam voz dos alunos da E.M. Marechal Alcides Etchegoyen

28/11/2022

Os dois projetos da escola da Vila Kennedy surgem da necessidade do contato dos alunos com notícias e do estímulo ao protagonismo estudantil 

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

Alunos da E.M. Finlândia formam time para produzir conteúdos para redes sociais da escola

24/11/2022

Necessidade de divulgação das atividades escolares mobilizou professores e alunos para criar o Time F, uma equipe de gestão e produção de conteúdo digital

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

Jornal estudantil integra projeto de renovação das práticas pedagógicas da E.M. Oswaldo Teixeira

09/11/2022

 Projeto busca pôr em prática o conceito de escola artesanal.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

Podcast dos alunos da E.M. Bernardo de Vasconcellos enaltece pertencimento à comunidade

04/11/2022

Escritora Carolina Maria de Jesus, que dá nome à Sala de Leitura, inspirou a criação do "Bernardo Cast", que pretende apresentar histórias dos moradores da comunidade Vila Cruzeiro

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

Jornal escolar eleva autoestima dos alunos da E.M. Domingos Bebiano

01/11/2022

  Projeto foi criado para enfrentar impactos na aprendizagem provocados pela pandemia da Covid-19.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Alunos da E.M. Rodrigo de Mello Franco Andrade criam telejornal para redes sociais

Alunos da E.M. Rodrigo de Mello Franco Andrade criam telejornal para redes sociais

19/10/2022

Prática de telejornal feita pelos alunos contribui na perda da timidez, ajuda na desenvoltura textual e contribui na formação da cidadania

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

Alunos da E.M. Estados Unidos desenvolvem podcast de notícias

14/10/2022

Turma tem desenvolvido várias habilidades relacionadas ao currículo, a partir do projeto.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede

texto
Agência de notícias reúne estudantes repórteres da Rede Municipal do Rio

Agência de notícias reúne estudantes repórteres da Rede Municipal do Rio

04/10/2022

A Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede realizou o primeiro encontro entre alunos e professores participantes.

Andar - Agência de Notícias dos Alunos da Rede