ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp

Autoavaliação e melhoria do desempenho na E.M. Sérvulo de Lima
15 Maio 2018 | Por Márcia Pimentel
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp

A autoavaliação das escolas proposta pela Secretaria Municipal de Educação (SME) tem mobilizado as unidades de ensino da Rede, durante este mês de maio. No último dia 9, a MultiRio acompanhou o processo na E.M. Sérvulo de Lima (3ª CRE), em Piedade, que tem apenas 194 alunos, mas conseguiu reunir cerca de 60 pessoas da comunidade escolar para discutir os pontos em que vai bem ou precisa melhorar.

Divididas em três grupos mistos, com representantes dos estudantes, responsáveis, professores e funcionários, as equipes analisaram cada item do Kit de Autoavaliação elaborado pela SME. Mas antes de começarem os trabalhos, a diretora Márcia Costa Mattos Martins pediu para que todos tivessem visão crítica e precisão no momento de atribuir as notas a cada ponto discutido: “Temos que detectar o que precisa ser melhorado para não ficarmos estacionados”.

Processo antigo

A autoavaliação não é uma novidade na E.M. Sérvulo de Lima. Embora a forma e o conjunto dos temas abordados não sejam exatamente iguais ao modelo proposto pela Secretaria, ela já acontece há vários anos e tem sido importante na melhoria do desempenho da unidade. Veja, no vídeo abaixo, o que a diretora diz a respeito da importância desse processo para a escola.

Para realizar a autoavaliação nos, foram fixados em um quadro, no saguão de entrada da escola, os pontos fortes e fracos levantados no Conselho de Classe (CoC) e na consulta feita aos responsáveis, no final do ano passado. As famílias elogiavam a merenda e o ambiente escolar acolhedor e bem cuidado, mas solicitavam po maior acesso delas aos livros da Sala de Leitura e por mais atividades festivas (como Festa de São João), acadêmicas (Feira de Ciências) e de lazer (passeios).

Embora o espaço físico da Sérvulo de Lima seja reduzido, dificultando a realização de grandes festividades, Rosemar Lopes do Sacramento, mãe de uma aluna do 5º ano, disse que a direção da escola começou a atender a reivindicação dentro dos limites possíveis. Confira o relato.

Aperfeiçoamento pela escuta

No mural onde estavam fixados os principais pontos da autoavaliação feita no ano anterior, funcionários e professores consideravam que uma das fraquezas da unidade residia na carência de pessoal, enquanto uma de suas fortalezas estava na atenção dada à resolução dos problemas. “Aqui, nosso foco é pedagógico. O aluno é prioritário. Podemos estar atolados em trabalho, mas se acontece algum probleminha, por menor que seja, largamos tudo para resolvê-lo. Não deixamos para depois”, diz a diretora.

A boa convivência entre todos foi outro ponto positivo apontado pelos funcionários. Mas para os professores, a menina dos olhos da escola é o programa de recuperação paralela dos alunos, cujo sucesso está estreitamente relacionado ao processo de autoavaliação. A professora Andréa Egues explica o segredo da eficácia do projeto.

Apesar de a E.M. Sérvulo de Lima atender alunos até o 6º ano experimental, com idade entre 7 e 12 anos, eles também participam. A diretora explica que, como são pequenos, há necessidade de que um adulto esteja sempre incentivando-os, o que não significa que não tenham responsabilidades e nem deem opinião. Para estimular a autonomia, o Grêmio Estudantil tornou-se o responsável por dirigir a solenidade cívica que ocorre semanalmente. Mas como eles opinam? Linda Marie da Silva Avelino, aluna do 5º ano, explica no vídeo.

Aprofundamento

Muito embora a autoavaliação seja uma prática antiga na Sérvulo de Lima, os diversos itens de discussão propostos no Kit da SME contribuíram para a escola aprofundar detalhes de sua prática que não eram levantados nos debates anteriores. Na reunião de 9 de maio, a unidade ganhou conceito Muito Bom (MB) na maior parte dos itens, mas foi classificada como Regular (R) em alguns poucos pontos, como o da comunicação aos alunos sobre os conteúdos e as habilidades em que progrediram ou precisam avançar mais. As críticas não aborreceram a diretora Márcia Costa: “Elas são muito bem-vindas! Não podemos achar que está tudo bom, senão a gente não cresce”.

 
Compartilhar pelo Facebook Compartilhar pelo Twitter Compartilhar pelo Whatsapp
MAIS DA SÉRIE
texto
E.M. Ary Barroso quer manter a excelência com autoavaliação

E.M. Ary Barroso quer manter a excelência com autoavaliação

23/05/2018

Para continuar com bons resultados, unidade da 4ª CRE sabe que é preciso trabalhar constantemente.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
E.M. Embaixador Araújo Castro espera que autoavaliação contribua para manter o bom desempenho

E.M. Embaixador Araújo Castro espera que autoavaliação contribua para manter o bom desempenho

22/05/2018

Unidade da 9ª CRE reuniu a comunidade para definir metas e estratégias.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoconhecimento e autoavaliação andam juntos na E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes

Autoconhecimento e autoavaliação andam juntos na E.M. Brigadeiro Eduardo Gomes

21/05/2018

Construção coletiva é a marca dos processos pelos quais a unidade da 11ª CRE está passando.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Comunidade escolar comparece em peso à autoavaliação do Ciep Roberto Morena

Comunidade escolar comparece em peso à autoavaliação do Ciep Roberto Morena

18/05/2018

Todos os segmentos, incluindo funcionários e responsáveis, tiveram voz ativa no processo de autoavaliação da escola da 10ª CRE.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
O Mapa de Empatia no EDI Professora Maria Cecilia Ferreira

O Mapa de Empatia no EDI Professora Maria Cecilia Ferreira

17/05/2018

A dinâmica, que faz parte do processo de autoavaliação da unidade da 8ª CRE, reuniu professoras, funcionárias e responsáveis de crianças.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação proporciona reflexões na E.M. Pedro Ernesto

Autoavaliação proporciona reflexões na E.M. Pedro Ernesto

16/05/2018

Professoras da unidade localizada na 2ª CRE acreditam que o processo trará benefícios para a escola.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação e CEC favorecem gestão democrática na E.M. Lúcio de Mendonça

Autoavaliação e CEC favorecem gestão democrática na E.M. Lúcio de Mendonça

14/05/2018

Atuação do Conselho Escola Comunidade contribui para a melhoria da unidade, que pertence à 6ª CRE.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Da Educação Infantil ao 9º ano: a autoavaliação na E.M. Pereira Passos

Da Educação Infantil ao 9º ano: a autoavaliação na E.M. Pereira Passos

11/05/2018

As dificuldades mobilizam a equipe da escola da 1ª CRE na busca de soluções.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Autoavaliação: a importância da voz da comunidade na E.M. Paraguai

Autoavaliação: a importância da voz da comunidade na E.M. Paraguai

09/05/2018

Escola da 5ª CRE deu salto de qualidade ao dar voz e ouvidos a todos.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018

texto
Alunos são protagonistas na autoavaliação da E.M. Governador Carlos Lacerda

Alunos são protagonistas na autoavaliação da E.M. Governador Carlos Lacerda

08/05/2018

Unidade da 7ª CRE acredita na participação dos estudantes para aperfeiçoar suas práticas.

Autoavaliação das Unidades Escolares 2018