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Práticas docentes sobre história e a cultura afro-brasileira e indígena
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Imagem: GEA/ MultiRio

Este material faz parte da coletânea Educação e relações étnico-raciais, que reúne textos, áudios e vídeos relacionados ao conteúdo programático previsto pelas Leis N.º 10.639/03 e N.º 11.645/08, que tornam obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas da Educação Básica.

Nessa coletânea, as produções estão divididas em três categorias: Personalidades, História e Cultura e Práticas Docentes. Confira, abaixo, projetos desenvolvidos com turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e II, além de materiais, orientações e sugestões voltadas para o trabalho em sala de aula:

Educação Infantil Indígena
Ideias e propostas desenvolvidas em escola indígena na Bahia inspiram professores da Rede Pública Municipal do Rio.

Vamos aquilombar? Iati kó ekò – Batuques e Movimentos (vídeo)
O projeto visa promover e articular o desenvolvimento das culturas afro-brasileiras e indígenas, produzindo conhecimentos e experiências que contribuam para a pluralidade étnico-racial.

IV Seminário Étnico-Racial 2020 (vídeo)
Tem como objetivo apresentar discussões e práticas pedagógicas que envolvem a educação para as relações étnico-raciais.

Educação antirracista
Várias leis de combate ao racismo e de valorização da cultura e da história dos afrodescentes já foram publicadas Mas é preciso mais, como reconhecer os sinais de preconceito na escola e em si mesmo.

Infâncias e relações étnico-raciais (vídeo)
Palestra da professora e mestre em Educação Joana Oscar, gravada durante a XI Jornada Pedagógica de Educação Infantil, realizada em julho de 2020. 

Identidade negra na infância (vídeo) 
A experiência da professora Carolline Sotero, da E.M. Ronald de Carvalho (10ª CRE), e de Jaciana Melquíades, fundadora de uma loja de brinquedos educativos sobre a história negra.

Enredo do Salgueiro e a importância da mulher negra na História
Enredo de 2018 fala sobre heroínas de diferentes épocas e foi o ponto de partida do trabalho proposto pela professora Luciana Guimarães Nascimento na E.M. José Enrique Rodó (7ª CRE).

Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – Neab Ayó
Atividades propostas pelo núcleo criado na E.M. Clementino Fraga (8ª CRE) pelos professores Gustavo Pinto e Monique de Almeida dos Santos.

Hip hop na escola: o rap na Educação Infantil
Professor Allan de Souza explora cultura hip hop por meio de atividades que trabalham concentração e memória, além de reforçar importantes valores.

Combate à intolerância religiosa: material pedagógico Religiosidades nos museus
Elaborado pela professora Carolina Barcellos Ferreira, livreto de História aborda as religiosidades afro-brasileiras em museus do Rio de Janeiro.

Teatro sobre a Abolição da Escravatura (vídeo)
Peça encenada por alunos da E.M. Victor Hugo (7ª CRE), orientados pela professora Silvia Nara Pires.

Teatro e protagonismo negro na escola (podcast)
Pedro Bárbara, professor de Artes Cênicas da E.M. Mário Paulo de Brito (5ª CRE), apresenta o projeto Companhia Arte In Cena. Também em vídeo.

Kalapalo, animação produzida por alunos do Ciep Poeta Cruz e Sousa (Imagem: Reprodução)

Animações retratam história e cultura indígena
Produzidas por alunos do Ciep Poeta Cruz e Sousa (8ª CRE), coordenados pela professora Daniele Rodrigues, animações retratam diferentes etnias. Também em vídeo.

Como abordar o Dia do “Índio” na escola
Questionamentos, desconstruções e abordagens possíveis, segundo o escritor indígena Daniel Munduruku.

Coletivo Solta esse Black e a valorização da identidade negra
Questões sobre machismo e racismo discutidas em sala de aula na E.M. Levy Miranda (6ª CRE), em projeto da professora Pamela Souza da Silva. Também em vídeo.

Samba e relações étnico-raciais na Educação Infantil
O trabalho desenvolvido nas creches municipais Vovó Lucíola e a Homero José dos Santos, localizadas na Mangueira (1ª CRE).

Ações afirmativas e protagonismo infantojuvenil
Projetos apresentados em seminário dos programas Rio-Escola Sem Preconceito e Protagonismo Juvenil (2018), da SME-Rio.

Disciplina eletiva sobre jongo (vídeo)
O professor de História André Coutinho, da E.M. Ceará (3ª CRE), fala sobre a disciplina eletiva proposta por ele.

O papel da poesia na luta pela eliminação da discriminação racial
Professoras Simone Ricco (8ª CRE) e Luciana Nascimento (7ª CRE) falam sobre o trabalho com a poesia, destacando obras e autores negros e negras.

Atividades apresentadas na ExpoPeja 2019
Questões étnico-raciais foram tema de diversos projetos, em diferentes escolas.

Reprodução das pinturas realizadas por estudantes da E.M. Nações Unidas (Fotos: Alberto Jacob Filho/ Edição: GEA MultiRio)

Arte contemporânea e relações étnico-raciais
Fotografia, bordado, grafite e pintura estão no projeto Afro Olhar, da professora de Arte Mariana Maia, realizado na E.M. Nações Unidas (8ª CRE).

Educação Física e cultura afro-brasileira (vídeo)
Maculelê, samba de roda, jongo e capoeira são explorados nas aulas do professor Ronaldo Lacerda no Ciep Professor Lauro de Oliveira Lima (7ª CRE).

Sugestões de livros e de abordagens sobre a cultura africana (vídeo)
Entrevista com a historiadora Mônica Lima e Souza.

Formação docente: cursos sobre história e cultura afro-brasileira
Saiba em que instituições professores podem encontrar formação nessa área.

Mapas decoloniais e o ensino de Geografia no bairro Maré
Morador da Maré, o professor Luiz Lourenço apresenta proposta desenvolvida no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm). Ele criou uma metodologia de ensino que envolve o uso de mapas e a prática de cartografia social.

Educação antirracista e currículo afrocentrado
Práticas com histórias em quadrinhos, contos africanos, literatura infantil negra, Inglês e Ciências em perspectiva decolonial e gestão antirracista. E a agenda de Educação para as Relações Étnico-Raciais na SME-Rio.

Educadoras indígenas abordam as culturas dos povos originários
Méri Puri, Diádiney Pataxó e Lucinana Tupinambá tornam acessível aos alunos conhecimentos sobre as centenas de etnias existentes em nosso país.

Caminhos para uma educação antirracista
Formação em relações étnico-raciais oferecidas para educadores pela SME e por outros espaços cariocas.

 
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