ACESSIBILIDADE
Acessibilidade: Aumentar Fonte
Acessibilidade: Tamanho Padrão de Fonte
Acessibilidade: Diminuir Fonte
Youtube
Instagram
Ícone do Tik Tok
Facebook
Whatsapp
Séries do tema Educação e Relações Étnico-Raciais
IV Jornada da GERER (2024)
A IV Jornada da Gerência de Relações Étnico-Raciais da SME-Rio tem como tema “caminhos e perspoectivas para futuros possíveis". A Jornada tem o propósito de contribuir com a consolidação da política pública para a equidade na Rede Carioca de Ensino, fortalecendo as ações alinhadas aos eixos currículo, formação e planejamento estratégico.
III Jornada da GERER (2023)
A III Jornada da Gerência de Relações Étnico-Raciais da SME-Rio tem como tema “20 anos da Lei 10.639/03 e 15 anos da Lei 11.645/08: práticas, contextos e reflexões”. A Jornada busca evidenciar como importantes instrumentos normativos se consolidam em prol das Diretrizes Curriculares para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira. Além disso, a Jornada da GERER possibilita momentos de debates e reflexões sobre a construção de propostas pedagógicas antirracistas na educação carioca.
II Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Educar com os Territórios: Vozes Coletivas da Cidade
A Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) promove a II Jornada de Educação das Relações Étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME). A proposta do encontro é dar visibilidade não só às ações da gerência, mas discutir a história da própria Rede e abordar novos caminhos para uma educação antirracista.  
I Jornada de Educação das Relações Étnico-Raciais: Percursos Em Rede
A Gerência de Relações Étnico-Raciais (Gerer) promove a I Jornada de Educação das Relações Étnico-raciais da Secretaria Municipal de Educação (SME). A proposta do encontro é dar visibilidade não só às ações da gerência, mas discutir a história da própria Rede e abordar novos caminhos para uma educação antirracista.
IV Seminário Étnico-Racial (2020)
Realizado pela Coordenadoria Geral da Primeira Infância da SME-Rio, o IV Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais tem como objetivo apresentar discussões e práticas pedagógicas que envolvem a educação para as relações étnico-raciais.
Educação e relações étnico-raciais
   Coletânea reúne textos, áudios e vídeos que abordam a história e a cultura afro-brasileira e indígena.
África Diversa
Matérias jornalísticas da agência France-Presse mostram o continente africano a partir de pontos de vista diversificados, revelando conteúdos atuais e pouco conhecidos. Apresentação do ator Carlos Maia.
Negra Luz
A série apresenta rodas de conversa sobre afrodescendência, cultura africana e a população negra no Brasil e no mundo.                  
Você Sabia? Personalidades Negras
A biografia de personalidades negras do passado, cujas vidas e obras estão ligadas à história da cidade do Rio de Janeiro.            
Nossa História: Hábitos e Culturas
Aspectos significativos da história. As culturas afrobrasileira e indígena, com destaque para conteúdos relacionados às leis nº 10.639 (obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira) e nº 11.645 (obrigatoriedade do ensino da história e cultura dos povos indígenas), mostram a formação multicultural do Brasil.                
Matrizes Negras do Rio
Histórias sobre as matrizes negras do Rio e a formação cultural da cidade.
Conteúdos do tema Educação e Relações Étnico-Raciais
texto
Novembro Negro: um mês de reflexões e ações de combate ao racismo

Novembro Negro: um mês de reflexões e ações de combate ao racismo

06/11/2024

Conheça o movimento, ações educativas e atividades culturais disponíveis em várias regiões da cidade.

Reportagens

video
Moisés Machado: Movimento Sextou e a Educação Antirracista nas escolas

Moisés Machado: Movimento Sextou e a Educação Antirracista nas escolas

15/10/2024

Professor das escolas municipais cariocas Engenheiro Lafayette, em Deodoro, e da O'Higgins, em Bangu, Moisés Machado é primeiro personagem da série 'Professores na Rede'.

Professores na Rede

video
Multilinguagens: ampliando repertórios, narrativas e representações positivas

Multilinguagens: ampliando repertórios, narrativas e representações positivas

05/06/2024

Ampliar repertórios, disputar narrativas e possibilitar construções identitárias positivas, através da mobilização de referenciais negros e indígenas, atuantes em variadas áreas de produção de cultura e conhecimento, são posturas imprescindíveis para o atendimento das demandas das leis 10.639/03 e 11.645/08.

IV Jornada da GERER (2024)

video
 ERER: passado, presente e futuro

ERER: passado, presente e futuro

04/06/2024

Nesta mesa o debate é sobre as experiências com o tempo no campo da Educação para as Relações Étnico-Raciais. São abordadas perspectivas (re)educadoras alinhadas às prerrogativas das leis 10.639/03 e 11.645/08, que atribuam papéis de destaque às múltiplas possibilidades de nos relacionarmos com o tempo e à construção de narrativas individuais e coletivas que (re)conheçam, e valorizem, as diversas possibilidades de ser negro/a e indígena no Brasil.

IV Jornada da GERER (2024)

video
Equidade racial para potencializar existências

Equidade racial para potencializar existências

03/06/2024

 Na mesa de abertura da IV Jornada, uma roda de conversa para debater sobre a importância de políticas de equidade racial.

IV Jornada da GERER (2024)

video
Tema 7 – Equidade nas Relações Étnico-Raciais

Tema 7 – Equidade nas Relações Étnico-Raciais

25/01/2024

Assista ao vídeo e acesse os arquivos do Tema 7 – Equidade nas Relações Étnico-Raciais.

Jornada de Planejamento, Formação Pedagógica e Centro de Estudos 2024

video
Samba e História na E.M. Rio das Pedras: educação que inspira

Samba e História na E.M. Rio das Pedras: educação que inspira

20/12/2023

Quem disse que educação não dá samba? Na Escola Municipal Rio das Pedras (7ª CRE), em Jacarepaguá, a amizade das professoras Carla Sales e Janayna Rocha da Silva rendeu um projeto que une samba de enredo, História e Língua Portuguesa.

Boas Práticas da Rede

audio
E.M. Professora Myrthes Wenzel (10ª CRE) e E.M. Finlândia (7ª CRE)

E.M. Professora Myrthes Wenzel (10ª CRE) e E.M. Finlândia (7ª CRE)

24/11/2023

Acompanhe um bate-papo sobre o projeto Myrthes Sustentável e o projeto Time ID Étnico-racial!

Podcast MultiRio Live - Boas Práticas da Rede

video
Ser, aprender e ensinar no plural: o impacto das leis 10.639 e 11.645 em diferentes territórios

Ser, aprender e ensinar no plural: o impacto das leis 10.639 e 11.645 em diferentes territórios

23/10/2023

Mesa: Ser, aprender e ensinar no plural: o impacto das leis 10.639/03 e 11.645/08 em diferentes territórios parte da III Jornada da GERER. Palestrantes: Aisha dos Santos Candido, coordenadora do Projeto Social - O Jaca é Mídia; Anápuàka M. Tupinambá, conselheiro Municipal de Política Cultural da Cidade do Rio de Janeiro; e Elias José Alfredo, presidente do Grupo Afro Cultural Agbara Dudu. Mediadora: Alessandra Nzinga, SPM.

III Jornada da GERER (2023)

video
Identidades raciais positivas, equidade e agências educadoras no cotidiano escolar

Identidades raciais positivas, equidade e agências educadoras no cotidiano escolar

23/10/2023

Mesa: Identidades raciais positivas, equidade e agências educadoras no cotidiano escolar da III Jornada da GERER. Palestrantes: Aurelian Tenório, diretora da Creche Municipal Sonia Maria Jones (6ª CRE); Diego Leonardo Parreira Teixeira, diretor do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA) e Marcus Vinicius Rocha Vieira, diretor adjunto da E.M. José Emygdio de Oliveira (5ª CRE). Mediadora: Joana Oscar, da Coordenadoria de Diversidade, Cultura e Extensão Curricular da SME-Rio.

III Jornada da GERER (2023)

video
20 anos da Lei 10.639/03 e 15 anos da Lei 11.645/08: práticas, contextos e reflexões

20 anos da Lei 10.639/03 e 15 anos da Lei 11.645/08: práticas, contextos e reflexões

23/10/2023

Na mesa de abertura da III Jornada da GERER, uma conversa sobre o histórico para a implementação das leis 10639/03 e 11645/08, os avanços e os desafios para a aplicabilidade plena desses marcos legais que norteiam a política pública da educação das relações étnico-raciais.

III Jornada da GERER (2023)

video
E.M. Francisco Sertório Portinho (5ª CRE) - eixo Práticas Leitoras

E.M. Francisco Sertório Portinho (5ª CRE) - eixo Práticas Leitoras

23/10/2023

A professora Rosane de Abreu, da E.M. Francisco Sertório Portinho (5ª CRE), em Irajá, utiliza textos de personalidades negras brasileiras para estimular a leitura e provocar reflexões sobre desigualdade social e racismo estrutural. 

Boas Práticas da Rede