Uma vida tomada pela música: na escola, com os alunos; em casa, com os filhos; na igreja que frequenta; e nos palcos em que se apresenta com o grupo musical Expresso Pindorama, do qual faz parte. Assim é a rotina de Eliete Vasconcelos Gonçalves, professora da Rede Municipal há dez anos. Hoje, ela dá aulas de teclado para alunos do 7º ao 9º ano na E.M. Chile, em Olaria (4ª Coordenadoria Regional de Educação).
Formada em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), ela ensina, observa comportamentos, a evolução dos estudantes e é estimulada pela mudança que a arte promove na vida deles. “A maneira como a música transforma o indivíduo e toca o aluno é o que me motiva a trabalhar com Educação.”
O caminho da música
Desde os 5 anos de idade, Eliete estuda música, tendo começado pelo piano. Quando jovem, fez, inclusive, curso técnico nessa área, antes de concluir a formação de professores.
Diferente de muitos casos em que a arte é deixada como segunda opção, Eliete começou uma faculdade de Matemática, por hobby, enquanto se preparava para a prova de ingresso no curso de Música. “Entrar na licenciatura em Música era muito difícil. Então, enquanto me dedicava a isso, decidi fazer Matemática para relaxar, como passatempo.” Quando foi aprovada na Unirio, que era em tempo integral, teve que abandonar a Matemática, já no 6º período. “Aí sim, eu fui estudar de verdade”, conta Eliete, sorrindo, afirmando que pensa em concluir a outra graduação algum dia, por diversão.
Ainda antes de se formar, prestou concurso para a Secretaria Municipal de Educação. Aprovada, foi convocada para dar aulas de Música na Rede. Passou pelas escolas municipais Cecília Meireles, em Vila Kosmos, Tarsila do Amaral, em Irajá, e Malba Tahan, em Vigário Geral, todas da 5ª CRE. Hoje, leciona na E.M. Chile (4ª CRE), em Olaria.
E não parou de estudar. Já concluiu uma pós-graduação em Arteterapia e, atualmente, faz Mestrado em Educação, Cultura e Pensamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), voltado para a área de Educação Musical.
O ensino da Música na Rede
Ao entrar na Rede Municipal, Eliete confessa ter ficado um pouco “desesperada”. “Eu estava acostumada a dar aulas particulares para um ou pouquíssimos alunos, e de um instrumento específico. De repente, me vi em uma sala com cerca de 40 alunos, tendo que lecionar Música, mas sem instrumento – apenas com quadro e caneta”, relembra.
“Ao longo dos anos, fui descobrindo como despertar o interesse deles pela disciplina, sobretudo em aulas mais práticas e menos teóricas. Trabalhava experimentação musical com o corpo, análise de canções que eles ouviam no rádio, ou seja, tentando traduzir o seu universo musical."
Alguns anos depois, Eliete fez outra prova para tornar-se professora de teclado na E.M. Chile. Lá, ao lado de outros quatro professores, ensina turmas do 7º ao 9º ano a tocar instrumentos. “São grupos reduzidos de, no máximo, 15 alunos. Já não preciso mais fazer toda aquela ‘ginástica’ para conquistar a atenção deles. Aqui, é o inverso. Eles me procuram, me perseguem até na hora do almoço para tirar dúvidas, fazer sugestões ou mostrar o que aprenderam.”
Segundo a professora, apesar de muitos adolescentes terem bom rendimento, alguns ainda apresentam dificuldades, por diferentes razões. “Problemas familiares e a falta de estímulo e motivação são questões que se refletem diretamente na capacidade de aprendizagem. Também há casos em que o aluno é esforçado, mas falta habilidade motora, uma lacuna que não foi preenchida no seu desenvolvimento. Por exemplo, não brincou de empilhar blocos de montar ou não recortou papéis na infância.”
A música como elemento transformador
De acordo com Eliete, é possível ver a evolução de cada um em outras disciplinas e uma mudança, principalmente comportamental. “Quando o aluno se desenvolve, se descobre solista, ganha visibilidade na escola e isso o estimula a estudar e crescer. A autoestima aumenta, ele acredita que é capaz. Alguns querem fazer faculdade, muitos buscam aulas particulares para se aprimorar. Também temos o exemplo de uma aluna que tinha dificuldade de relacionamento e se encontrou no canto coral. Ela virou monitora e, de uma menina que quase não falava, tornou-se a líder de um grupo.”
Na opinião da professora, a preocupação com disciplinas objetivas e resultados palpáveis é tão grande que o subjetivo acaba esquecido, mesmo sendo tão importante na formação do indivíduo. “Muitos alunos se transformam no contato com a música. Chegam tristes, com dificuldade, mas, então, se encontram em um instrumento e muda, ali, o sentido da vida deles. A música mexe com algo que vem de dentro da pessoa e que muitas vezes é deixado de lado."
Os alunos da E.M. Chile apresentam-se constantemente na escola ou em eventos externos. Eles fizeram, inclusive, a abertura do congresso do Fórum Latinoamericano de Educação Musical, realizado no Brasil em 2015, na Escola de Música da UFRJ.
“Quando o aluno sobe no palco, ele vê que tem importância e se transforma. Quando canta, toca, se apresenta e é aplaudido, percebe que tem valor.”
Música na escola e fora dela também
Mãe de três filhos, Eliete divide a rotina profissional com as demandas da família, como estudar e passear com as crianças. E a música não está fora disso. Os filhos – de 6, 9 e 11 anos – já seguem os passos da mãe e tocam instrumentos como violão e piano.
Evangélica, Eliete também toca teclado, canta e faz a preparação vocal da banda da igreja que frequenta. E as apresentações musicais não param por aí. Ao lado dos outros quatro professores de Música da E.M. Chile, ela integra o grupo Expresso Pindorama, que faz um trabalho autoral e educativo para o público infantil. “É uma proposta educativa que une música e ludicidade. Não é só para diversão, levamos informação. São arranjos complexos, diferentes instrumentos, passando por uma variedade de gêneros musicais.”
A hora de “relaxar e não pensar em nada” é quando pratica atividades físicas. “Sou corredora e esse é o meu momento de esvaziar a mente, me sentir livre”, conta a professora, que também é adepta de trilhas e rapéis. “Escolhi fazer rapel porque tenho pânico de altura e quis encarar algo que me desafiasse. Ainda não perdi esse medo, mas estou no caminho.”
19/12/2017
Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.
Perfil do Professor
17/08/2017
Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.
Perfil do Professor
24/03/2017
De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.
Perfil do Professor
17/03/2017
A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.
Perfil do Professor
23/12/2016
“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”
Perfil do Professor
16/12/2016
Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.
Perfil do Professor
02/12/2016
A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.
Perfil do Professor
25/11/2016
Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.
Perfil do Professor
18/11/2016
Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.
Perfil do Professor
11/11/2016
Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.
Perfil do Professor
04/11/2016
Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.
Perfil do Professor
27/10/2016
Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.
Perfil do Professor
21/10/2016
Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.
Perfil do Professor
14/10/2016
Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.
Perfil do Professor
07/10/2016
A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.
Perfil do Professor
30/09/2016
Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.
Perfil do Professor
23/09/2016
Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.
Perfil do Professor
29/07/2016
Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.
Perfil do Professor
22/07/2016
Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.
Perfil do Professor
15/07/2016
A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.
Perfil do Professor
08/07/2016
Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte.
Perfil do Professor
17/06/2016
O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.
Perfil do Professor
10/06/2016
Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.
Perfil do Professor
10/06/2016
Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.
Perfil do Professor
03/06/2016
Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.
Perfil do Professor
20/05/2016
Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.
Perfil do Professor
13/05/2016
O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.
Perfil do Professor
06/05/2016
Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.
Perfil do Professor
29/04/2016
Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.
Perfil do Professor
15/04/2016
Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.
Perfil do Professor
08/04/2016
Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.
Perfil do Professor
01/04/2016
Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.
Perfil do Professor
23/03/2016
Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.
Perfil do Professor