Com sorrisão e simpatia característicos, Will Robson da Silva consegue envolver os alunos e pôr ordem na sala de aula. “Sorriso de ator! Tira onda! Aê, Will, tá bonitão!”, diz um aluno, enquanto o professor posa para uma foto. Criado em uma comunidade no bairro do Encantado, ele diz entender a realidade da maioria de seus alunos e se sentir próximo dos mesmos. Mas atribui as conquistas em sala de aula ao que diz ser sua palavra de ordem: respeito.
“Brigo muito com eles e por eles. Eu os respeito e eles me respeitam. Se o aluno veio ao meu espaço, é para trabalhar. Eles têm que entender que não podem fazer qualquer coisa aqui. Na comunidade onde vivem, por exemplo, eles sabem que não podem fazer o que querem”, diz o professor, ressaltando que “tática boa para lidar com os alunos é a que funciona”.
Professor de Língua Espanhola por formação, hoje Will está à frente de duas turmas do Projeto Aceleração, nas escolas municipais Thomas Mann (Cachambi) e Bento Ribeiro (Méier), ambas da 3ª CRE. “Nessas turmas, tenho um contato maior com os alunos. O professor é uma referência muito forte para eles, mas os faço entender que não vão me ter a vida toda: ou seja, no segundo grau, é cada um por si. Eles têm que aprender a ser independentes.”
Em sala, além de se preocupar com o conteúdo programático, Will conversa com os alunos sobre diversos assuntos: de aborrecimentos com a família até sexo, drogas e violência. “A verdade é que todos os problemas da sociedade estouram primeiro na escola: tudo passa por aqui”.
Do suporte técnico à sala de aula
Apadrinhado pelos ex-patrões da mãe, empregada doméstica, Will sempre foi muito cobrado quanto à importância dos estudos. “Minha mãe morava com os patrões, que sempre me consideraram da família e me cobravam estar com notas boas. Uma das filhas deles, com 16 anos, me alfabetizou; a outra foi comigo a primeira vez ao cinema; e o caçula era meu amigo de brincadeiras. Graças a essa família, tornei-me a pessoa que sou hoje. Deram-me amor e um capital cultural enorme”.
Ao terminar o Ensino Fundamental, Will cursou segundo grau técnico em Eletrônica e atuou por mais de dez anos na área de suporte de informática. “Estava experimentando. Ainda não sabia ao certo o que queria fazer da vida, mas precisava ganhar um dinheiro”.
Durante esse tempo, decidiu fazer uma faculdade. A opção inicial era Jornalismo, mas, como a concorrência neste curso em universidades públicas era muito grande – e ele não poderia pagar uma instituição particular –, optou por Letras, ingressando na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). “Fui o primeiro da minha família a estudar em uma universidade pública”, conta, orgulhoso. Como já havia feito inglês, escolheu a licenciatura em Português e Espanhol.
Quando se formou, em 2001, prestou um concurso para a Rede Municipal e, já no ano seguinte, foi chamado, começando a lecionar Espanhol no Ciep Marechal Henrique Teixeira Lott, em Realengo (8ªCRE). Na mesma época, também dava aula em colégios particulares.
Após cinco anos no Ciep, Will foi para a E.M. Bolívar, no Engenho de Dentro, e, depois, para a E.M. Francisco Jobim, em Todos os Santos, ambas da 3ª CRE. Nessa última, assumiu uma turma do Projeto Realfa – depois de a disciplina de Língua Espanhola ter sido retirada da grade curricular. “A maior dificuldade para mim era ficar 4h30 com a mesma turma. Eu era acostumado a dar aulas para diversas turmas, então, parecia que a hora não passava! Hoje, já acho supertranquilo”.
A relação escola-família
O grande problema da sala de aula, segundo o professor, é a falta de limites dos alunos. “Celular a toda hora, respostas em qualquer tom... Então, chamo os responsáveis na escola. Preciso saber quem é o pai do meu aluno. Digo que não admito falta de respeito e que não quero ser pai do filho deles”.
Além de convocar os pais à escola, Will participa de grupos no Whatsapp (aplicativo de celular para a troca de mensagens) com os responsáveis. “Eles têm o número do meu celular e nos comunicamos. Envio a matéria que deve ser estudada para as provas, pergunto por que o estudante está faltando muito, entre outros assuntos”.
Quanto à escola, o educador faz uma crítica ao ensino. “O aluno deveria ser modificado pela escola, mas acontece o oposto. A escola se molda, cede. Mas cabe a reflexão: ensinamos o quê e para quem? O retorno social é que eles não conseguem vagas em universidades públicas, por exemplo, porque no vestibular não há concessão.”
Paixão pela arte
Will já fez comerciais, desfila em escolas de samba no carnaval carioca e até participou como dançarino da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de 2016. O entusiasmo e dedicação às artes são notórios.
Apaixonado por teatro, ele fez o curso da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e usa com os alunos algumas técnicas aprendidas lá. “Atuar sempre foi um sonho de criança e até hoje não desisti dessa carreira. E levo isso para a sala de aula: promovo rodas de leitura e proponho jogos teatrais para trabalhar a atenção, a concentração e a expressão”, explica.
“No início, meu instrumento era o computador, mas eu não gosto de máquina, gosto mesmo é de gente. Não farei a diferença para todos, mas farei para alguém. Assim como meus padrinhos, que podem não ter salvado o mundo, mas me salvaram”.
19/12/2017
Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.
Perfil do Professor
17/08/2017
Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.
Perfil do Professor
24/03/2017
De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.
Perfil do Professor
17/03/2017
A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.
Perfil do Professor
23/12/2016
“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”
Perfil do Professor
16/12/2016
Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.
Perfil do Professor
02/12/2016
A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.
Perfil do Professor
18/11/2016
Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.
Perfil do Professor
11/11/2016
Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.
Perfil do Professor
04/11/2016
Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.
Perfil do Professor
27/10/2016
Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.
Perfil do Professor
21/10/2016
Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.
Perfil do Professor
14/10/2016
Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.
Perfil do Professor
07/10/2016
A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.
Perfil do Professor
30/09/2016
Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.
Perfil do Professor
23/09/2016
Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.
Perfil do Professor
16/09/2016
Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.
Perfil do Professor
29/07/2016
Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.
Perfil do Professor
22/07/2016
Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.
Perfil do Professor
15/07/2016
A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.
Perfil do Professor
08/07/2016
Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte.
Perfil do Professor
17/06/2016
O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.
Perfil do Professor
10/06/2016
Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.
Perfil do Professor
10/06/2016
Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.
Perfil do Professor
03/06/2016
Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.
Perfil do Professor
20/05/2016
Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.
Perfil do Professor
13/05/2016
O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.
Perfil do Professor
06/05/2016
Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.
Perfil do Professor
29/04/2016
Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.
Perfil do Professor
15/04/2016
Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.
Perfil do Professor
08/04/2016
Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.
Perfil do Professor
01/04/2016
Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.
Perfil do Professor
23/03/2016
Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.
Perfil do Professor