Quando decidiu cursar Biologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o sonho de Simone Fadel era estudar os psitacídeos – família composta por papagaios, araras, periquitos, entre outras aves. No entanto, já no final da faculdade, a situação política em que o país vivia – o período de ditadura militar – fez com que os planos mudassem e ela se aproximasse do movimento estudantil. “Na época, eu pensava: diante de uma situação social tão importante, como eu posso estudar araras?”, recorda-se a professora, hoje com 53 anos.
Assim que concluiu o curso, Simone foi selecionada para fazer um Mestrado em Educação, voltado para professores, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Acabou não concluindo a dissertação de final de curso e deixando o Mestrado de lado, por um tempo.
Então, retornou à ideia de estudar as aves e passou a trabalhar como voluntária no Museu Nacional/UFRJ. Também deu aula nas escolas municipais Bernardo de Vasconcellos, na Penha, e Eneyda Rabello de Andrade, em Vigário Geral. Até que resolveu retomar o Mestrado e concluir sua dissertação, na qual falou sobre o olhar e a relação dos moradores da comunidade Nova Divineia, no Grajaú, fronteiriça à Floresta da Tijuca, com o parque do bairro.
Em 1992 – quando defendeu a dissertação –, a ideia de Educação Ambiental começava a ser pensada, segundo Simone. Quatro anos depois, a professora foi convidada a dirigir um setor no Núcleo Central da SME-RJ responsável por pensar e discutir como esse conceito seria trabalhado nas escolas da Rede.
Em paralelo a isso, Simone foi aprovada e passou a lecionar na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em Caxias. E em 2002, entrou em um Doutorado na Universidade de São Paulo (USP), ao mesmo tempo que lecionava na E.M. Orsina da Fonseca.
Hoje, Simone integra a equipe de ensino de Ciências da Coordenadoria Técnica da SME-RJ, responsável pela elaboração de materiais pedagógicos, pela atualização de professores, etc. Ela também está entre os professores atuantes no Módulo 4º e 5º Anos do curso Interações Pedagógicas – uma parceria da SME com a MultiRio –, transmitido de terça a quinta pela Web TV.
“Não me arrependo de ter trabalhado com papagaios, mas, hoje, sou muito feliz com o que faço. Meu trabalho me preenche e me sinto muito bem em saber que o que eu faço pode ajudar outros professores. É como se eu fizesse outro tipo de militância. E com certeza contribuo para um mundo melhor e uma sociedade mais justa”, orgulha-se.
Esportista e viciada em games
Aos 39 anos, Simone Fadel parou de fumar. A partir daí, para não engordar, passou a praticar diversas modalidades esportivas, como karatê, natação, remo e corrida.
Simone está se preparando para correr sua primeira maratona, no final do ano. Moradora do Leblon, ela também tem se dedicado à natação: recentemente, disputou o Circuito Rei e Rainha do Mar, no Rio.
O gosto pela culinária tornou-se cada vez mais forte na vida da professora. Ela aprendeu receitas saudáveis, passou a selecionar melhor o que come e a apostar em produtos orgânicos.
Para manter-se informada, Simone recorre a revistas, jornais e internet, o que lhe permite analisar os fatos de forma crítica, a partir de diferentes visões. “Me assusta um pouco esse mundo dos ‘memes’, essa geração que não lê textos.”
Quanto à leitura, vem tentando dedicar-se a autores russos, por influência de seu filho, Pedro, de 19 anos, estudante de Música. Mas, quando consegue um tempo livre, o que ganha mesmo sua atenção é um jogo on-line de RPG. “Entendo as crianças e os jovens. Eu jogo até hoje, muitas vezes de madrugada! Crio personagens, fico ansiosa por atualizações das versões e por filmes relacionados ao jogo.”
Apaixonada pela vida, pela família e pelo que faz, Simone destaca a importância das pessoas com quem se relacionou e daquelas com as quais convive até hoje. “Minha trajetória é muito coletiva: com a universidade, com professores, colegas de trabalho, com meu filho. Foi a minha relação com o outro que me fez ser quem sou.”
19/12/2017
Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.
Perfil do Professor
17/08/2017
Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.
Perfil do Professor
24/03/2017
De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.
Perfil do Professor
17/03/2017
A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.
Perfil do Professor
23/12/2016
“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”
Perfil do Professor
16/12/2016
Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.
Perfil do Professor
02/12/2016
A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.
Perfil do Professor
25/11/2016
Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.
Perfil do Professor
18/11/2016
Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.
Perfil do Professor
11/11/2016
Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.
Perfil do Professor
04/11/2016
Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.
Perfil do Professor
27/10/2016
Primeiro bailarino formado na cidade do Rio de Janeiro, ele deixou a dança de lado para assumir um papel de protagonista na Educação.
Perfil do Professor
21/10/2016
Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.
Perfil do Professor
14/10/2016
Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.
Perfil do Professor
07/10/2016
A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.
Perfil do Professor
30/09/2016
Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.
Perfil do Professor
23/09/2016
Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.
Perfil do Professor
16/09/2016
Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.
Perfil do Professor
29/07/2016
Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.
Perfil do Professor
22/07/2016
Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.
Perfil do Professor
15/07/2016
A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.
Perfil do Professor
08/07/2016
Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte.
Perfil do Professor
17/06/2016
O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.
Perfil do Professor
10/06/2016
Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.
Perfil do Professor
10/06/2016
Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.
Perfil do Professor
03/06/2016
Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.
Perfil do Professor
20/05/2016
Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.
Perfil do Professor
13/05/2016
O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.
Perfil do Professor
06/05/2016
Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.
Perfil do Professor
29/04/2016
Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.
Perfil do Professor
15/04/2016
Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.
Perfil do Professor
08/04/2016
Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.
Perfil do Professor
23/03/2016
Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.
Perfil do Professor