Avesso ao comodismo e adepto de mudanças, Lindomar da Silva Araujo largou a dança e o universo da televisão – com que tanto sonhara quando criança – e foi para a área de Educação. Primeiro bailarino do sexo masculino formado em um curso superior de Dança na cidade do Rio de Janeiro, hoje é professor de Artes na E.M. Vicente Licinio Cardoso (1ª Coordenadoria Regional de Educação) e vê a mudança de carreira como uma grande virada em sua vida. “Sinto-me, finalmente, um protagonista.”
Criado no bairro de Realengo, Lindomar é o único homem entre seis irmãs – e também o mais novo. Desde criança, dançava e interpretava em apresentações da escola, e alimentava o sonho de ser artista. “A televisão era o encarte que eu tinha do mundo. Era por meio dela que eu tinha acesso à cultura naquela época, e era lá que eu queria estar!”, relembra.
Depois de estudar em algumas escolas municipais da região e até de outros bairros (pois queria “ir para longe de casa”), a dança lhe rendeu uma bolsa em uma escola particular, onde foi cursar o Ensino Médio. Lá, envolveu-se cada vez mais no mundo das artes, sendo sempre muito incentivado por seus professores.
Na mesma escola, quis fazer o curso Normal, mas, com medo de ser ridicularizado pelos colegas, acabou optando pelo curso de Contabilidade. “Não fiz o Normal devido ao preconceito que existia naquela época, apenas mulheres faziam aquele curso. Então, senti vergonha e acabei na Contabilidade. Eu era bom em Matemática, e trabalhar em um banco também era um sonho!”
Apesar disso, Lindomar participou constantemente das atividades do grupo de dança das meninas do curso Normal e chegou, inclusive, a ser convidado para tornar-se tutor das estudantes. Nessa época, dedicou-se a atividades e cursos voltados à expressão corporal, improvisação e jazz, até ser chamado para servir ao Exército. “No começo, não queria ir. Mas, depois, passei a gostar da rotina, acampamentos e, claro, dos amigos que fiz.”
Quando saiu, trabalhou em uma loja de confecção de roupas, até decidir estudar dança em um centro especializado. Em seguida, foi aprovado em uma avaliação que o habilitou, naquela época, a dar aulas profissionais de dança.
Dos estúdios para a sala de aula
Muito estudioso, Lindomar matriculou-se em uma faculdade de História, com a ideia de estudar a História da Dança. Mas uma descoberta fez seus planos mudarem. “Sempre corri muito atrás de cursos na área artística. Até que descobri que havia sido aberta uma faculdade de Dança no Rio de Janeiro. Fiz a prova, passei e entrei na segunda turma daquele curso. Fui o primeiro bailarino a se formar em Dança na cidade do Rio, já que na primeira turma não havia homens”, conta, orgulhoso.A partir daí, surgiram inúmeras oportunidades e trabalhos em aberturas de novela e programas de auditório de emissoras como a Rede Globo e a Manchete. “Foram anos muito intensos de trabalho. Atuei por cerca de 15 anos ao lado da Angélica, morei em Miami, até que fui cansando daquela rotina, de não ter a minha carreira própria como bailarino.”
Então, ele foi deixando a televisão de lado e voltou a dar aulas de dança, jazz e balé. Fez uma pós-graduação em Psicomotricidade e, ali, descobriu a Educação. “Durante esse curso, eu percebi que eu podia dar aulas, ser professor, e não apenas de dança. E vi que nisso eu teria a minha autonomia, a minha carreira. Foi uma grande virada na minha vida!”
Buscando estabilidade, prestou concursos e trabalhou como professor de Artes nas cidades de Angra dos Reis e Belford Roxo, até chegar à Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro. “Me senti muito à vontade em sala de aula. Foi fácil e muito bom!”
A partir daí, Lindomar começou uma “imersão na Educação”. “Fiz cursos de formação e estudos em Arte-Educação. Não queria mais aquela rotina de gravações; estava em outro momento, encontrei outras possibilidades.”
Passou pelas escolas municipais Rosaria Trotta, da 9ª CRE; Portugal e Tia Ciata, da 1ª CRE; Orsina da Fonseca, Epitácio Pessoa e André Urani, da 2ª CRE, entre outras.
Por três vezes, venceu o Prêmio Anísio Teixeira de monografias feitas por professores da Rede Municipal, em 2008, 2015 e neste ano, na extinta categoria Tecnologia em Educação, hoje chamada Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). “Estou sempre atento a concursos desse tipo e incentivo meus colegas a se inscreverem em todos também!”
Hoje, Lindomar trabalha na E.M. Vicente Licinio Cardoso, na Saúde. Lá, deu aulas de Protagonismo Juvenil, leciona Projeto de Vida e é também professor de Arte e Mídias. Com os alunos, trabalha a linguagem audiovisual, sobretudo fotografia e curtas. “Falamos, por exemplo, sobre o enquadramento da câmera, mas não para que eles tenham um olhar técnico, e sim crítico. Para que entendam os efeitos e o porquê de cada escolha feita.”
Temas do cotidiano e de interesse dos alunos estão sempre em pauta. “Costumo pedir que eles sugiram temas que estão presentes na vida deles. Fizemos, por exemplo, um trabalho sobre as transformações na região do Porto, área em que a escola está localizada. O curta que produzimos foi exibido no Museu de Arte do Rio (MAR) e os alunos até participaram de uma mesa de debates.”
Sensível e muito positivo, Lindomar valoriza a afetividade em sua relação com os estudantes. “Não existe construção de conhecimento sem afeto. Vejo todos os alunos da mesma forma, como iguais, mas cada um em sua diferença. Alguns entram no 7º ano bastante tímidos, quietos. Outros, sem limites. Mas em um ano já é possível observar a transformação encantadora pela qual eles passam, sobretudo por meio da Arte. Fazer parte dessa transformação é o que me alimenta. Eu via a Educação como doação, mas, na verdade, é uma construção – e construímos juntos.”
19/12/2017
Há 30 anos no cargo, ela acredita que disciplina é fundamental para o aprendizado.
Perfil do Professor
17/08/2017
Escultor autodidata, o educador busca ser um exemplo para os alunos da E.M. Mário Penna da Rocha (5ª CRE), em Honório Gurgel.
Perfil do Professor
24/03/2017
De merendeira a diretora da E.M. O'higgins (8ª CRE), Bangu.
Perfil do Professor
17/03/2017
A história de um encontro inesperado – e muito feliz – com a Educação de Jovens e Adultos.
Perfil do Professor
23/12/2016
“Quero formar cidadãos críticos. Contribuir para que os alunos possam expressar suas ideias, não apenas memorizar conteúdos.”
Perfil do Professor
16/12/2016
Aluna, professora e diretora: as três fases da estreita relação de Raquel com a E.M. Rodolfo Garcia (5ª CRE), em Irajá.
Perfil do Professor
02/12/2016
A educadora leciona na E.M. Isabel Mendes (3ª CRE), no Méier.
Perfil do Professor
25/11/2016
Professor de espanhol por formação, ele assumiu turmas do Projeto Aceleração e conquista alunos e pais pela seriedade e simpatia com que conduz o trabalho.
Perfil do Professor
18/11/2016
Os alunos aprendem como fazer um curta metragem com todas as questões envolvidas: roteiro, parte técnica e artes cênicas.
Perfil do Professor
11/11/2016
Com uma trajetória ligada a projetos sociais, defende o ensino de teoria e técnica associado à preocupação com a formação de alunos cidadãos.
Perfil do Professor
04/11/2016
Aulas de culinária ajudam a ensinar conceitos matemáticos.
Perfil do Professor
21/10/2016
Fala sobre o prazer e os desafios que envolvem a alfabetização.
Perfil do Professor
14/10/2016
Vítima de bullying de uma professora na infância, Darlen optou pela carreira do magistério para fazer tudo diferente.
Perfil do Professor
07/10/2016
A prática da professora faz tanto sucesso que acabou virando livro.
Perfil do Professor
30/09/2016
Por meio da arte, ela estimula o autoconhecimento e busca elevar a autoestima de seus alunos.
Perfil do Professor
23/09/2016
Diante da dispersão dos adolescentes, ele busca estratégias para conquistar a atenção para o conteúdo.
Perfil do Professor
16/09/2016
Multi-instrumentista, ela acredita no poder transformador da música na vida de seus alunos.
Perfil do Professor
29/07/2016
Diante da situação de conflito da comunidade onde atuam, elas trabalham em prol da paz.
Perfil do Professor
22/07/2016
Ao trabalhar o combate ao desperdício de alimentos nas aulas de Ciências, professora ganhou uma viagem a Londres com tudo pago.
Perfil do Professor
15/07/2016
A professora da E.M. Orsina da Fonseca é Master Teacher da Nasa e sua turma venceu concurso da prefeitura de Nova York.
Perfil do Professor
08/07/2016
Antes professora de Educação Física, ela levou a energia das quadras para a sala de aula e se reinventa para transformar a leitura em esporte.
Perfil do Professor
17/06/2016
O professor de Educação Física, Arthur Pires, procura trazer um pouco do mundo para a escola.
Perfil do Professor
10/06/2016
Educador musical, ele incentiva e descobre talentos nas escolas em que atua – e pelas quais coleciona títulos no Fecem.
Perfil do Professor
10/06/2016
Jabim Nunes, educador do Núcleo de Arte Grande Otelo, 6ª CRE, acredita que a expressão artística pode transformar o mundo e as pessoas.
Perfil do Professor
03/06/2016
Angélica é coordenadora de Saúde no GEO Juan Antonio Samaranch, em Santa Teresa, 1ª CRE, e se orgulha de enumerar o êxito dos alunos.
Perfil do Professor
20/05/2016
Aos 69 anos, próxima de se aposentar, Nelza emociona-se ao pensar em ficar longe da sinceridade e do acolhimento dos alunos.
Perfil do Professor
13/05/2016
O ex-guarda municipal que se cansou de ser visto como “faxineiro da sociedade” e buscou na Educação o caminho para fazer a diferença.
Perfil do Professor
06/05/2016
Heitor se desdobra: produz material didático, trabalha como professor on-line, atua em peças de teatro e dá aulas de Matemática.
Perfil do Professor
29/04/2016
Carinhosa e dedicada, ela realiza dois sonhos em sala de aula: o de ser professora e, de alguma forma, o de ser mãe.
Perfil do Professor
15/04/2016
Aos 43 anos, ela é exemplo de sensibilidade, engajamento e superação em sala de aula.
Perfil do Professor
08/04/2016
Jornalista, publicitária e bacharel em Direito, a professora é uma grande multiplicadora quando o assunto é educação.
Perfil do Professor
01/04/2016
Apaixonada por esportes, Simone participa de provas de corrida e maratonas aquáticas, além de dedicar-se à culinária e a jogos eletrônicos.
Perfil do Professor
23/03/2016
Do desejo de tornar-se padre ao trabalho no Núcleo Central da SME, conheça a trajetória do docente.
Perfil do Professor