A política autoritária de D. Pedro I sofreu forte oposição na imprensa e na Câmara dos Deputados, resultando em sua impopularidade.

6 ordem cruzeiro t
A Ordem Imperial do Cruzeiro, condecoração criada por D. Pedro I e usada pela primeira vez no dia de sua coroação, em 1º de dezembro de 1822. Domínio público, Museu Imperial

O Primeiro Reinado (1822-1831) foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado, os que desejavam preservar as estruturas socioeconômicas vigentes. Do outro, D. Pedro I, pretendendo aumentar e reforçar o seu próprio poder, evidenciado na marca característica da Constituição Outorgada de 1824: o Poder Moderador, exclusivo do imperador.

A política autoritária de D. Pedro I sofreu forte oposição na imprensa e na Câmara dos Deputados. A situação daí resultante, agravada pelos problemas econômicos e financeiros do país, minou a popularidade do imperador. Este, apesar do apoio de alguns setores da sociedade, como o Partido Português, não conseguiu reverter a crise. Assim, na madrugada do dia 7 de abril de 1831, declarou sua abdicação ao trono em favor do filho menor, o príncipe imperial D. Pedro de Alcântara.