3 Evaristo da Veiga tt
O deputado Evaristo da Veiga, os regentes e outros liberais moderados integravam a Sociedade Defensora da Liberdade e da Independência Nacional. Gravura de M. J. Garnier, 1882-1886. Domínio público, Biblioteca Nacional Digital

Algumas das forças expressivas da Regência Trina Permanente foram as sociedades políticas, que representavam os interesses dos diferentes grupos políticos, a saber: a Sociedade Defensora da Liberdade e da Independência Nacional, fundada pelo jornalista Evaristo da Veiga em 19 de maio de 1831 e que era integrada pelos regentes e por grande parte dos senadores e deputados, ou seja, o grupo moderado; a Sociedade Federal, instalada no Rio de Janeiro em 31 de dezembro de 1831 por Ezequiel Correia dos Santos, que congregava os exaltados; e a Sociedade Conservadora da Constituição Brasileira, fundada no início de 1832, constituída pelos restauradores. Nela encontravam-se os Andradas, chefiados por José Bonifácio. Mais tarde ela passaria a se chamar Sociedade Militar. Essas sociedades difundiam suas ideias por meio de jornais e pasquins.

Os moderados contavam com Aurora Fluminense, Astrea e O Sete de Abril; os exaltados, com A Malagueta, Repúblico, O Grito dos Oprimidos e o Burro Aflito; e os restauradores dispunham de O Brasil Aflito, O Soldado Aflito, O Tamoio Constitucional e O Caramuru.

Visando fazer frente ao poder dos moderados e conseguir aumentar seu espaço de atuação, os exaltados e os restauradores esboçaram uma espécie de aliança, na qual a maçonaria – os Andradas à frente – teve papel de destaque. Esse pacto foi classificado pelo jornalista Evaristo da Veiga como uma "liga de matérias repugnantes, tão impossível de manter-se como a do óleo e da água".