19 CM 57 corrigido
Em 1957, o Congresso Nacional agendou a data de inauguração de Brasília. Especulações sobre a criação do estado da Guanabara reverberaram, de imediato, na imprensa. Como seria? A Câmara de Vereadores viraria Assembleia Legislativa? A cidade seria fracionada em municípios? (Crédito: Correio da Manhã/Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro)

O presidente Fernando Henrique Cardoso, em entrevista concedida ao Jornal do Brasil no dia 7 de outubro de 1994, sinalizou sua preocupação com o Rio de Janeiro, observando a condição particular da cidade como símbolo do país. Analisando a crise que atingia desde os anos 1980 a antiga capital da República, o governante disse que o Brasil não podia ir bem se o Rio ia mal.

Tal declaração demonstra que, de alguma forma, permanecia viva a memória particular da capitalidade da cidade – capitalidade representando a unidade e a síntese da nação, e que, ainda hoje, permanece como elemento fundamental da identidade política do Rio de Janeiro.

O ano de 1958, segundo a historiadora Marly da Silva Motta, colocou o Rio de Janeiro diante do “desafio de deixar de ser não só a capital do país, mas, principalmente, a sua vitrine, a caixa de ressonância dos problemas nacionais”. A transferência da capital, citada na Constituição de 1891 e transformada em realidade durante o governo do presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira (1902-1976), obrigou a cidade a encontrar um novo lugar na federação.

As discussões, muitas vezes traduzidas em rusgas pessoais, se espalharam pelos meios políticos e pela imprensa, tendo como foco uma definição para o futuro político da cidade que deixou de ser Distrito Federal. Inúmeras propostas e debates, refletindo os interesses mais imediatos do contexto político, oscilavam entre transformá-la em território federal ou cidade livre, fundir-se com o estado do Rio de Janeiro ou tornar-se o estado da Guanabara. O jornal de oposição ao governo federal, Tribuna da Imprensa, referia-se à transferência para Brasília como um “negócio apressado”. Em uma de suas edições, a do dia 1º de novembro de 1956, questionava o que aconteceria no futuro, “se todos os caminhos vão para o Rio?”.

Além dos debates políticos e das disputas eleitorais, a cidade vivia a dinâmica do seu dia a dia. O atual Aterro do Flamengo recebia, ainda em caráter preliminar, toneladas de terras oriundas do desmonte gradual do Morro de Santo Antônio. O tempo passava entre o dormir e o despertar da população. Diante das possibilidades de lugares e de meios, aqueles que vinham rumo à modernização que acontecia na Zona Sul, ao trafegarem pela Avenida Oswaldo Cruz, se deparavam, além da conhecida beleza natural da região, com a visão da primeira experiência em neon. Olhares deslizavam focados em uma propaganda que iluminava, parcialmente, a Enseada de Botafogo, tendo ao fundo o contorno milenar do Pão de Açúcar – uma garrafa de água mineral que, aos poucos, acendia, despejando seu líquido em um copo que se completava em azul. Águas borbulhantes em um anúncio que não mais existe.

21 Bondinho corrigido
Desde a inauguração do teleférico, em 1912, o Pão de Açúcar se transformou em um dos mais iconográficos cartões-postais da nação. Manutenção do bondinho na década de 1940 (Crédito: André Khoene/Wikimedia Commons)

Memórias: o passado se aproximando do presente pelos contornos das águas da Baía de Guanabara, num jogo possível da imaginação. Afinal, no pensar e no sentir do compositor André Abujamra, na canção Imaginação, quantas vezes “o mundo de dentro da gente é maior que o mundo de fora da gente?”.